Prefeitura de Estrela contabiliza resultados de ações realizadas no sábado

Ação recolhe 1,6 toneladas de resíduos especiais, 525 kg de pilhas, mais de 500 litros de óleo e 446 lâmpadas


0
Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

A Rua Júlio de Castilhos e a Praça Menna Barreto, em Estrela, foram palco de duas ações conjuntas que, ao longo de toda a manhã de sábado (15), atraíram dezenas de pessoas. O “Dia D – Descarte” possibilitou a entrega, por parte da população, de pilhas velhas e lâmpadas queimadas, eletrodomésticos sem uso, óleo de cozinha inutilizado e outros resíduos que não devem ser descartados no lixo comum. Já a “Feira de Adoção de animais da Aepa” incentivou a adoção de filhotes de cães entre os mais de 200 cachorros e gatos que estão sob cuidados da ONG estrelense, além da arrecadação de ração. No local também foram realizadas campanhas de orientação e era possível levar para casa mudas de árvores.

Ao todo, a iniciativa do Departamento de Meio Ambiente e Sala Verde da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), arrecadou 1,6 toneladas de resíduos; 525 kg de pilhas, mais de 500 litros de óleo e 446 lâmpadas.

Já a proposta da Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) conseguiu um novo lar para sete dos nove filhotes que estavam no local. Desde os primeiros minutos foi possível perceber que uma ação colaboraria para com o sucesso da outra. Para realizar a entrega dos materiais não era necessário descer do carro, já que era utilizado o modelo drive-thru. Mas não foram poucas as pessoas que estacionaram os veículos para ir ver mais de perto os pequenos cães, que atraíam a atenção de todos, principalmente das crianças.

Também não foram poucas as pessoas que foram até a praça para ver os filhotes e que, incentivados pela causa, voltaram novamente ao local depois para trazer materiais a serem corretamente descartados. Chamou a atenção dos organizadores o grande número de moradores de outros municípios que também participaram.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, prestigiou as ações que tiveram apoio de voluntários, integrantes do Lions e Rotary de Estrela, da Corsan, do projeto Lixo Zero do Vale do Taquari, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) e Defesa Civil de Estrela. As empresas Faros, Adonai e Recilux foram as responsáveis, respectivamente, pelo recolhimento do óleo de cozinha usado, dos eletrônicos e das lâmpadas e pilhas. “São iniciativas assim que contribuem para o bem-estar de todos e um futuro mais promissor”, afirmou o chefe do Executivo.

Para a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Tanara Schmidt, os objetivos foram alcançados. “Queríamos estimular o correto descarte destes resíduos especiais, que não devem ser destinados à coleta comum. Dar uma oportunidade para aqueles que conscientemente já fazem este processo em suas casas, mas não sabem onde descartá-los. Como também incentivar mais pessoas a realizar estes importantes processos. E os números registrados comprovam que tivemos sucesso”, destacou. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui