Prefeitura de Estrela e Aeca fecham plano de intenções

Associação de Ecologia e Canoagem, fundada há 35 anos, deve assumir o gerenciamento do Projeto Navegar.


0
Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Uma reunião no gabinete do prefeito Elmar Schneider alavancou uma forte parceria entre o Governo Municipal e a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca). Nos termos tratados no encontro, a Aeca, fundada há 35 anos, apresentou um plano de intenções para assumir o gerenciamento do Projeto Navegar, e contaria com o apoio da Administração, através da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer para a execução do projeto.

Além do prefeito, participaram do encontro o vice, João Carlos Schäfer, a titular da Secel, Carine Schwingel, e a chefe de Gabinete, Andressa Traesel. Eles receberam o presidente da Aeca, Édson Carvalho, e o coordenador técnico João Francisco de Oliveira. “Estamos dispostos a assumir o Projeto Navegar e tudo o que ele envolve e gera como importante ferramenta do desenvolvimento do esporte, do lazer, educação e do turismo”, destacou Carvalho. “Claro que para tanto precisamos do apoio do Poder Público.” O prefeito Elmar Schneider avaliou como positiva e viável a proposta. “Esporte é um dos melhores caminhos, investimentos que podemos fazer para o desenvolvimento de uma comunidade, ainda mais que envolve muitos os jovens, como é o caso dos esportes náuticos”, enfatizou, ao garantir o apoio. “Vamos agora formalizar esse pedido junto a Secel.”

Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela

Na proposta, a Aeca assumiria o gerenciamento do Projeto Navegar – antes de responsabilidade municipal – e em contrapartida viabilizaria o fornecimento de equipe técnica, equipamentos e todo o processo que envolve a captação de alunos para as aulas gratuitas, que incluiriam as modalidades de canoagem, vela, remo, stand up e canoagem havaiana. “Nosso trabalho partiria de três linhas de atuação. A social, tornando acessível as aulas a todas crianças que estejam estudando, e buscar uma maior participação dos jovens que moram no interior, e fazer disso uma forma de garimpo de atletas de futuro para as equipes de alto rendimento, que é outra linha foco do plano. E ainda o lazer e cuidado com o meio ambiente, que seria fazer do projeto um fortalecimento do Rio Taquari como opção de lazer e vitrine do município”, enfatiza. A secretária da Secel, Carine Schwingel, completou. “É o reconhecimento a uma associação tradicional, nossa, daqui, mas que é referência no País, através de um projeto que vai ao mesmo tempo incentivar, por parte de toda a comunidade, a valorização de um dos nossos principais atrativos, que é o Rio Taquari, o que pode vir a fomentar futuros projetos, como uma sede própria para a Aeca e uma orla no Parque da Lagoa.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui