Prefeitura de Lajeado aplica produto biológico para combater lagartas

As ações iniciaram no Bairro Americano, na Avenida Alberto Pasqualini


0

A Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), iniciou nesta quinta-feira (21) a aplicação de um produto biológico em folhas de palmeiras e de jerivás localizadas em espaços públicos para combater lagartas. As ações iniciaram no Bairro Americano, na Avenida Alberto Pasqualini. Um caminhão guincho está sendo utilizado para que os servidores possam alcançar a copa das árvores.

Conforme a coordenadora do CCZV, Celí Ulrich, as largas-das-palmeiras se alimentam das folhas das árvores, provocando a redução das folhas. Além disso, a infestação afeta a fotossíntese e o metabolismo da planta, provocando danos. Em alguns casos, o quadro pode evoluir para o desfolhamento completo do vegetal.

“A infestação de lagartas aumenta no período de verão. Além de provocar dano à arvore, as lagartas, ao se alimentarem, acabam caindo em cima de pessoas que transitam pelas calçadas ou em estabelecimentos comerciais”, contou Celí.

O produto que está sendo aplicado é composto por bactérias encontradas na natureza que, quando ingeridas pelas lagartas, controlam a proliferação destes insetos e os danos nos vegetais, sem causar prejuízos à planta nem à saúde das pessoas.

A orientação para os munícipes que enfrentam o mesmo problema em sua propriedade privada é procurar por empresas que trabalham neste segmento de controle de pragas.

A Sema seguirá monitorando as palmeiras e jerivás localizadas nos espaços públicos. A comunidade que identificar plantas com a lagarta em áreas públicas pode contatar o CCZV pelo fone (51) 3982-1222. AI/VM


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui