Prefeitura de Lajeado aprimora serviço Super Simplificado

Principais alterações são referentes ao modo de apresentação do desenho arquitetônico e ao preenchimento de dados na Tabela de Controle


0
Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar ainda mais a aprovação dos projetos unifamiliares e multifamiliares (sobrados e casas geminadas), a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), publicou um decreto que regulamenta a aprovação de projetos, licenciamento e demais atividades referentes a execução de obras no município. A alteração aprimora o serviço “Super Simplificado”, disponível desde 2021, que facilita o encaminhamento e aprovação de projetos.

O novo decreto 12.822/2022 já entrou em vigor no dia 6 de junho, e altera o decreto 8.840/2013. Entre as alterações, está o artigo 18, que define o padrão de encaminhamento de projetos arquitetônicos unifamiliares e multifamiliares (casas geminadas e sobrados).

As principais alterações são referentes ao modo de apresentação do desenho arquitetônico e ao preenchimento de dados na Tabela de Controle. De acordo com a alteração, o projeto deve estar em uma prancha única contendo a implantação de cada pavimento, dois cortes esquemáticos e uma fachada, conforme exemplos de modelos disponibilizados no portal do município clicando aqui na aba “Anexos” – Unifamiliar e multifamiliar. Conforme o secretário da Seplan, Giancarlo Bervian, as alterações no decreto são resultado de avaliações internas, sugestões de profissionais da área e do Registro de Imóveis.

Além do modelo de projeto, a Tabela de Controle também passou por adequações para facilitar o preenchimento de dados e evitar informações equivocadas ou incompatíveis. Por isso, o novo modelo disponibilizado neste link é em formato planilha (Microsoft Excel ou Libre Office Calc), que auxilia em um preenchimento automático.

Demais informações podem ser obtidas na página da Seplan, pelo e-mail seplan.arquitetura@lajeado.rs.gov.br ou pelo ramal 3982-1069.

Período de adequação

Os processos encaminhados antes da data de publicação de alteração do decreto 12.822/2022 (06/06) seguem no formato de acordo como foram protocolados.

O período de adaptação, no qual serão aceitos protocolos no formato antigo de Projeto e de Tabela de Controle, segue até esta quinta-feira (30). Após esta data, todos os projetos unifamiliares e multifamiliares (casas geminadas e sobrados) devem seguir as alterações do decreto 12.822/2022.

Conheça as principais mudanças

– Artigo 18 do decreto 12.822/2022 – Padrão de encaminhamento de projetos arquitetônicos unifamiliares e multifamiliares (casas geminadas e sobrados)

– Modo de apresentação do desenho arquitetônico

– Preenchimento de dados na Tabela de Controle

Informações sobre o serviço

– Dúvidas sobre as pendências devem ser enviadas por e-mail e serão respondidas segunda-feira e quarta-feira, no turno da tarde

– Consulta sobre o andamento de expediente deve ser feita por meio do site neste link

– O modelo de Análise de Projeto foi atualizado e estará sob constante revisão para aperfeiçoamento para buscar a padronização e agilidade na análise dos projetos de construção. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui