Prefeitura de Lajeado da sequência ao projeto “Rio da Minha Rua”

Durante a manhã desta sexta-feira (25), foram plantadas 110 mudas de árvore em um terreno do Bairro Centenário


0

Mais uma ação do projeto “Rio na Minha Rua” foi realizada durante a manhã desta sexta-feira (25) pela Prefeitura de Lajeado. A atividade, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ocorreu no Bairro Centenário e fez parte da comemoração do Dia da Água, celebrado em 22 de março.


ouça a reportagem

 


Conforme a química industrial da Sema e coordenadora adjunta do Centro de Educação Ambiental, Gabriela Roehrs, a iniciativa faz parte do programa de recuperação da bacia do Arroio do Engenho. “A gente está levantando esta ideia de preservação dos rios, pois os nossos rios aqui na cidade estão bem impactados pela urbanização. Nada melhor para preservar do que recompor uma área de preservação permanente e fazer a remoção dos resíduos que estão aqui”, explica.

Durante a manhã, as equipes realizaram o plantio de 110 mudas de árvore e fizeram a retirada de lixos em uma área de preservação permanente entre as ruas Ulysses Guimarães e Manoel Bandeira. Outras 100 mudas também seriam plantadas num ponto próximo ao arroio, no entanto, a chuva alagou o local e impediu o trabalho.

“São árvores nativas da mata atlântica, tanto frutíferas como aquelas que possuem flores. A população pediu que, junto com a recomposição da nascente, a gente mantivesse a área bonita para que ele pudessem utilizar este espaço para sentar e tomar um mate”, relata Gabriela.

Prefeito Marcelo Caumo participou da ação de plantio das árvores (Foto: Artur Dullius)

De acordo com a coordenadora adjunta, o local onde a ação ocorreu é o primeiro em que o Arroio do Engenho está descanalizado depois da nascente.

“Quando nos construímos o projeto “Nosso Engenho”, separamos a bacia em setores. Todas as áreas próximas da nascente nós chamamos de setor um. Então essas primeiras ações acontecem nesta parte do município para que depois a gente possa dar sequência nos outros setores”, projeta.

A primeira edição do “Rio na Minha Rua” foi realizada há dois anos, no Bairro Olarias. Naquela ocasião, as equipes fizeram a montagem de contenções e a recomposição de uma área verde com o plantio de 200 mudas de árvore.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

 

 


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui