Prefeitura de Lajeado deflagra mais um edição do “Mutirão de Limpeza Pública”

Recolhimento de lixo verde, entulhos, podas e recuperação de estradas estão entre os serviços


0
Foto: AI / Prefeitura de Lajeado

O Departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura de Lajeado iniciou nesta segunda-feira (19), mais uma edição do programa Mutirão da Limpeza Pública. Na primeira semana, até o dia 27 de julho, o trabalho contemplará os bairros Americano, Centro/Praia, Florestal, Hidráulica e Moinhos, Olarias, Campestre, São Cristóvão e Alto do Parque. “Nos próximos dias, estaremos também nos bairros Santo Antônio, Conservas e Morro 25”, comenta o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, o “Medonho”.

Nos mutirões são realizadas roçadas, recolhimento de lixo verde e móveis, além de podas de árvores. “Estamos com bastante serviço e chagando a 600 cargas de lixo verde recolhidas por mês. Localizamos áreas próximas ao Distrito Industrial, no Bairro Centenário e perto do Aterro Sanitário no Bairro Conventos, para onde descartaremos o lixo verde, para não precisar deslocar as equipes para a saibreira em Cruzeiro do Sul para descartar o material”, comenta Medonho.

Processador de galhos poderá transformar lixo verde em adobo orgânico
De acordo com Bergmann, está em análise junto a Secretaria do Meio Ambiente, a aquisição de uma máquina que poderá transformar lixo verde em adubo orgânico.

“Também estamos estudando a compra de uma máquina moedora de galhos, orçada em R$ 190 mil. Poderemos deslocar o equipamento para os bairros, recolher o material e processar os resíduos verdes, transformando-os em adubo orgânico para hortas e compostagens, com distribuição gratuita aos interessados. Vai demorar um pouco, porque ainda precisamos abrir uma licitação para a compra, mas é de interesse da secretaria adquirir essa máquina o mais breve possível”, antecipa Bergmann.

Cronograma

Entre os dias 26 a 30 de julho, o Mutirão de Limpeza Pública passará pelos bairros: Conventos, Moinhos d’Água, Bom Pastor, São Bento e Floresta. Sempre nas sextas-feiras, o cronograma do mutirão será informado pela prefeitura e poderá ser conferido no site da Rádio Independente.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui