Lajeado se prepara diante da possibilidade de cheia no Rio Taquari

Coordenador da Defesa Civil expôs o alerta diante da previsão de um volume muito expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras.


0
Ponte sobre o Rio Taquari. (Foto: Márcio Steiner / Arquivo / Rádio Independente)

Lajeado se prepara diante da possibilidade de cheia do Rio Taquari. Em reunião realizada no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, na manhã desta terça-feira (07), o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe, expôs o alerta diante da previsão de um volume muito expressivo de chuvas nas regiões que formam as cabeceiras do Rio Taquari.


ouça a reportagem 

 


 

Segundo ele, há previsões que apontam até 150 milímetros de chuva nas próximas 24 horas, o que certamente se refletiria em uma enchente em Lajeado, caso as previsões de chuva se confirmem. Às 12h desta terça-feira, o Rio Taquari apontava 14,77 metros em seu nível, 1,77 metro acima do nível normal no Município de Lajeado, que é de 13 metros.

Por ordem do prefeito, as algumas secretarias devem estar de prontidão para as primeiras ações, que se resumem na possibilidade de ocorrer, ainda nesta terça-feira, da retirada das famílias nas regiões mais baixas da cidade, sinalização de interrupção de vias, e preparação do pavilhão 3 do Parque do Imigrante para alojamento das famílias que tiverem suas casas atingidas pela cheia do Rio Taquari.

Reunião foi realizada no gabinete do prefeito Marcelo Caumo, na manhã desta terça-feira (7) (Foto: Divulgação / Prefeitura de Lajeado)

Conforme Hoppe, o primeiro ponto de alagamento no município em face de uma enchente ocorre no cruzamento da Rua Santos Filho com a Av. Décio Martins Costa (valão) no Centro, quando o Rio Taquari atinge a cota de 19,5 metros. Por sua vez, no Centro, a Rua Francisco Oscar Karnal em seu ponto mais baixo, ladeada pelo Parque dos Dick, é atingida pelo nível do Rio Taquari na cota dos 19,60 metros. As primeiras famílias, por sua vez, são atingidas na cota dos 19,80 metros.

Texto: Júlio César Lenhard
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui