Prefeitura de Lajeado e distribuidoras discutem maneiras de organizar fios e cabos dos postes de energia elétrica de Lajeado

Caso não seja regularizada a situação, será iniciado o processo de retirada dos fios, tanto ativos como os inativos


0
Foto: Divulgação

O excesso de fiação em postes de energia elétrica da cidade de Lajeado foi pauta na segunda-feira (21) de uma conversa entre Prefeitura de Lajeado, Certel Energia e RGE, distribuidoras de energia elétrica atuantes em Lajeado. Os órgãos estudam maneiras para diminuir a poluição visual dos postes, bem como regularizar a fiação que é compartilhada entre serviços de energia elétrica e de telecomunicações.

Para estruturar a viabilidade da ação, estiveram reunidos o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, os titulares das secretarias do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), Giancarlo Bervian, de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Fabiano Bergmann, o coordenador de TI do município, Luis Schneiders, o coordenador de Relações Comunitárias e Institucionais, Günther Meyer, o engenheiro do município, Isidoro Fornari, o consultor de negócios da RGE, Umberto Ossig Santana, o superintendente da Certel, Ilvo Edgar Poersch, e o diretor da Certel, Daniel Luis Sechi.

As distribuidoras de energia recebem a concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a utilização dos postes e podem ceder espaço para as empresas de telecomunicação, que apresentarem projetos, utilizarem os postes de energia. Durante o encontro, o grupo discutiu formas de melhorar a organização dos fios nas estruturas, que são compartilhadas com diversas empresas, como de internet e televisão a cabo, o que tem acarretado em uma quantidade excessiva de fios e cabos. 

“A quantidade de fios e cabos presentes nos postes tem chamado a nossa atenção. Queremos verificar se há cabos em desuso ou empresas irregulares que estão aproveitando a estrutura. Em conjunto com as distribuidoras, queremos regularizar essa situação, rua por rua, para que este compartilhamento seja eficiente e também deixe nossa cidade mais bonita de se ver”, disse o prefeito Marcelo Caumo.

O próximo passo será a convocação das empresas regularizadas com a RGE e Certel para uma reunião com o Ministério Público e, mais tarde, será realizada uma audiência pública com todas as empresas que ocupam os postes da rede elétrica para seus serviços.

Posteriormente, a ideia é estipular um prazo para que as empresas possam identificar e regularizar a sua fiação. Caso não seja regularizada a situação, será iniciado o processo de retirada dos fios, tanto ativos como os inativos. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui