Prefeitura de Lajeado já recuperou 13 dos 14 pontos de desbarrancamentos às margens do Rio Taquari

Trabalho consistiu no lançamento e compactação de grandes volumes de pedras nas encostas desbarrancadas


0
Foto: Rafael Scheeren Grün / Divulgação

A Prefeitura de Lajeado já concluiu a recuperação de 13 dos 14 pontos públicos às margens do Rio Taquari que haviam desbarrancado em razão da última grande cheia do manancial, ocorrida entre os dias 8 e 9 de julho de 2020. Os 13 pontos representam 450 metros lineares de encostas restabelecidas. O único ponto que ainda precisa ser recuperado fica abaixo do belvedere situado na confluência das ruas Oswaldo Aranha e Bento Gonçalves, no Bairro Centro. A encosta desbarrancou e pode comprometer em parte a estrutura existente, de maneira que o poder público agirá preventivamente para que a estrutura não fique tão exposta em uma próxima cheia do Rio Taquari.

O trabalho de recuperação foi terceirizado, mediante processo licitatório, e consistiu no lançamento e compactação de grandes volumes de pedras nas encostas desbarrancadas, serviço chamado de enrocamento e que ajuda a conter a erosão. Em todos os pontos que receberam intervenção foram reconstruídos os passeios públicos, totalizando 450 metros de calçadas novas. Em um dos pontos, foi necessário reconstruir parte da laje do belvedere que cedeu, na confluência das ruas Oswaldo Aranha e Júlio de Castilhos.

Mais de 2 mil cargas de caminhão com pedras, que representam mais de 40 mil toneladas, foram utilizadas na recuperação dos 13 pontos públicos. Ao passar pelos locais já se pode perceber a criação de novos belvederes, uma vez que os desbarrancamentos ocasionaram a perda de vegetação nas encostas e a abertura de espaços com vistas panorâmicas para o Rio Taquari. Destes 13 pontos já recuperados, três deles ficaram com suas superfícies concretadas, criando novos pontos de lazer e contemplação do rio junto ao novo Parque Ney Santos Arruda, situado às margens do Rio Taquari na Rua Oswaldo Aranha e que está sendo construído pela Prefeitura de Lajeado.

Próxima etapa

Em razão dos belvederes que se criaram com o trabalho de recuperação das encostas, a Prefeitura de Lajeado estuda como irá prover estes pontos de lazer e visitação com guarda-corpos a fim de oferecer maior segurança aos usuários. São pelo menos três pontos a receberem os guarda-corpos, todos situados na Rua Oswaldo Aranha, no trecho situado entre o Porto dos Bruder e a Rua Bento Gonçalves. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui