Prefeitura de Lajeado lança o documento norteador da rede municipal para a Educação Infantil 

Evento foi transmitido de forma online, por meio do canal do Educa Lajeado no Youtube, para todos os profissionais das rede municipal


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Foto: Reprodução

A quarta-feira (1º) representou o início de uma nova trajetória da rede municipal de educação infantil de Lajeado. À noite, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED), lançou o documento orientador da educação infantil, que teve assessoramento do professor Paulo Fochi. O evento foi transmitido de forma online, por meio do canal do Educa Lajeado no Youtube, para todos os profissionais das rede municipal.

“ Hoje nós concluímos uma importante etapa de leituras, estudos e troca de ideias: a escrita final do documento norteador da educação infantil. Essa base proporciona para nós um novo arranjo curricular, os campos de experiência, que são diferentes das tradicionais “disciplinas”. O documento vai fazer parte da rotina dos professores e vai fomentar a qualidade de atendimento da nossa rede”, disse a Secretária de Educação, Adriana Vettorello.

O documento serve para orientar as decisões das equipes das escolas, bem como direcionar os projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores. O pedagogo, Paulo Fochi, que foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, participou de todo o processo de construção do documento lendo e propondo questionamentos aos profissionais da educação. Durante o evento, Fochi relembrou a trajetória da criação do documento, explicou sua estrutura e suas peculiaridades. Para ele, concluir o documento orientador é motivo de celebração.

“Vocês foram sérios, corajosos e empenhados em assumir que o documento precisava ser reformulado. Este é um passo muito importante e hoje a gente celebra esse documento que retrata as especificidades da Educação Infantil de Lajeado”, disse Fochi.

Durante o evento, supervisoras da Secretaria da Educação e coordenadoras de escolas, que estiveram envolvidas na criação do documento, foram convidadas a relatarem suas experiências e as expectativas delas na implementação do documento. Entre elas, estava a coordenadora da Educação Infantil da SED, Fabricia Rossi. “Quando convidamos o Paulo Fochi para nos assessorar na implementação do documento, que estava quase pronto, ele trouxe um outro olhar e mudou o rumo do nosso documento. Ele precisava de especificidades e da identidade da educação infantil. Todas as discussões que tivemos sobre este documento foram muito significativas. Podemos dizer que o documento faz sentido, condiz com a nossa realidade, tem a cara das escolas de Lajeado e o olhar de muitas pessoas, além de possibilitar às escolas terem autonomia para fazer suas escolhas na construção de seus Projetos Político Pedagógicos”, disse Fabrícia.

 A próxima etapa do documento será sua formatação. A estimativa da SED é implementar o novo documento em março de 2022.  Já o documento norteador do Ensino Fundamental segue sendo discutido com a assessoria da Univates. AI/VM

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