Prefeitura de Lajeado pretende transformar Rua Pedro Theobaldo Breidenbach em avenida, no Bairro Conventos

Obras devem começar no fim de julho e envolvem alargamento da pista, nova canalização pluvial, desapropriações e construção de rótulas


0
Secretário Fabiano Bergmann (Foto: Luís Fernando Wagner)

A Prefeitura de Lajeado pretende transformar a Rua Pedro Theobaldo Breidenbach, antiga rodovia estadual que foi municipalizada em 2021, em avenida, no Bairro Conventos. A novidade foi anunciada na noite desta segunda-feira (11), durante reunião envolvendo a administração municipal e a comunidade do bairro, realizada nas dependências do Esporte Clube Estudiantes.


ouça a reportagem

 


“Foi uma reunião muito esperada pelos moradores. Após mais de uma ano da municipalização, nos detivemos em pequenos reparos. Durante o período, montamos um projeto que envolve uma adequação geral, que também envolve nova canalização e calçadas de passeio, um dos gargalos do trecho”, revela o secretário de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Fabiano Bergmann.

De acordo com Bergmann, a instalação da nova canalização e a reforma do calçamento de passeio fazem parte da primeira etapa das obras. “Nos propusemos a fazer uma parceria com os moradores, na modalidade calçamento comunitário, onde o município arrancaria a estrutura antiga das calçadas, faria a base, e o morador se encarregaria do colocar o concreto ou o piso adequado, para padronizar o trecho. Após a construção da canalização pluvial, que deve começar no início do recesso escolar do Colégio Sinodal, vamos dar início às obras a partir do antigo campo do Juventude, até a Avenida Carlos Kronarth”, antecipa o secretário.

Desapropriações

Uma das principais preocupações externadas pelos cerca de 50 participantes da reunião diz respeito a prováveis desapropriações de áreas, especialmente de propriedades lindeiras à pista. “Se querem melhorias, teremos que enfrentar alguns obstáculos. Se formos construir ali, e for aprovado, haverá indenizações, que serão arcadas pelo município. Vamos encaminhar 200 estacas para realizar a topografia de toda aquela região. Se quisermos aceitar a mobilidade que a prefeitura está disposta a fazer, o morador terá que ajudar, recuando o muro de sua casa ou fazer a garagem de sua casa ou pouco diferente”, argumenta.

Extensão da rua no Bairro Conventos em Lajeado (Foto: Reprodução / Google Maps)

Avenida Pedro Theobaldo Breidenbach

Fabiano Bergmann aproveitou o encontro com os moradores do Bairro Conventos para anunciar o projeto da prefeitura de transformar a Rua Pedro Theobaldo Breidenbach em avenida. “A nossa intenção é essa. Vamos fazer esta ação agora no lado esquerdo da pista, subindo no sentido cidade/interior. Quando estiver concluída esta fase, partiremos para o outro lado, onde tem o recuo viário de 5 metros. Ai vem um problema um pouco maior. Teremos que ver com a concessionária de iluminação pública para trazer os postes para o meio da pista, fazer o canteiro central e transformar a rua em uma avenida em toda sua extensão”, explica.

Avenida contará com três rótulas

Para facilitar o fluxo e tornar o tráfego de veículos mais seguro, a prefeitura deverá construir três rótulas ao longo da futura Avenida Pedro Theobaldo Breidenbach. “Serão três. Uma será feita nas imediações do Colégio Sinodal, para tirar da pista as vans de transporte escolar e carros de pais que levam seus filhos para a aula. Uma área será cedida pela Comunidade Evangélica para isso. Ainda não há definição da localização das outras duas rótulas”, adianta o secretário.

As obras devem começar entre o fim de julho e início de agosto. “Não vamos poder lidar com maquinário simples. Teremos que fazer licitações para contatar empresa que possua retroescavadeira hidráulica que renda o serviço. Haverá bastante transtorno durante as obras e por isso, já pedimos a compreensão dos moradores que por ali trafegam”, finaliza o titular da Seosp.

Ainda não há prazo definido para a conclusão do serviço nem o orçamento total, em função dos processos licitatórios, que ainda precisam ser lançados. Na primeira etapa da construção da Avenida Pedro Theobaldo Breidenbach devem ser contemplados cerca de 2,3 quilômetros de extensão.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui