Secretaria de Cultura de Lajeado promove passeio guiado no Centro Histórico neste sábado

Atividade é alusiva ao Dia do Patrimônio e tem o objetivo de resgatar a memória cultural


0
Foto: Layana Schnack/Divulgação

Neste sábado (14) a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado promove pela primeira vez uma programação especial para o Dia do Patrimônio. A atividade inicia às 9h, no Centro Histórico, onde acontecerá o evento “Passos Culturais”.


OUÇA A REPORTAGEM 


Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, Carlos Reckziegel (Foto: Lidiane Mallmann/ O Informativo do Vale)

O secretário da Cultura de Lajeado, Carlos Reckziegel, conta que será um passeio guiado com duração de duas horas. “Será uma rápida visitação ao Museu Histórico Municipal Bruno Born e atividades no próprio entorno da Praça da Matriz, com música ao vivo, artesanato, conversas sobre chás, crenças, arquitetura dos prédios mais antigos da região central”, explica.

O secretário também fala que já no dia (15), a comunidade poderá contribuir com a data, publicando vídeos, textos e fotos de atividades voltadas ao reconhecimento, sensibilização, valorização e preservação do patrimônio cultural. As publicações devem estar marcadas com as redes sociais do evento no Facebook. “Quem for participar conosco dessa caminhada e se fizerem alguma foto ou vídeo podem estar postando em suas redes e nos marcando, para que a gente possa estar divulgando e mostrando toda nossa diversidade cultural”, ressalta.

Reckziegel pede para que os interessados em participar entre em contato pelo WhatsApp (51) 99740-6624, ou ligue para a Casa de Cultura (51) 3982-1081 até a sexta-feira (13). “A gente pede que as pessoas façam contato prévio, mais por uma questão de organização e fica o convite para as pessoas participarem, estamos começando algumas ações bem interessante no que tange a preservação do Patrimônio Histórico Cultural da nossa comunidade”, destaca.

Roteiro:

A caminhada tem previsão de duas horas, e se iniciará na Casa de Cultura de Lajeado, passando pelo Museu Histórico Municipal Bruno Born, contornando a praça, até a Igreja Santo Inácio de Loyola. Após, no coreto da praça, acontecerá um sarau musical e literário e roda de conversa.

A proposta é que os participantes compartilhem suas memórias sobre o Centro Histórico e ensinamentos culturais de artesanato, medicina caseira, receitas culinárias, entre outras manifestações.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui