Prefeitura de Lajeado realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais no dia 19 de julho

A ação será na Júlio de Castilhos, em frente ao acesso ao HBB


0
Foto: Divulgação

A prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realiza no dia 19 de julho, uma sexta-feira, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. A ação ocorre a partir das 9h, em frente ao acesso ao Hospital Bruno Born, na Rua Júlio de Castilhos. A ação tem como objetivo orientar a população sobre a prevenção das hepatites virais e testagem rápida para identificação destas doenças.

A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE), Candida Mabel Câmara de Paoli, explica que as hepatites virais são doenças sérias, que precisam de atenção e podem se manifestar de diversas formas na população. “É importante que as pessoas saibam como se proteger, como identificar os sintomas e quando e onde buscar tratamento. A atividade do dia 19 é para testagem, mas também para informações sobre as doenças”, explica Candida.

Durante a atividade, será realizada a testagem rápida para as Hepatites B e C, HIV e Sífilis, aferição da pressão e glicemia capilar, bem como orientações pertinentes ao assunto. A atividade será ao ar livre e seguirá até as 15h. Em caso de chuva será transferida para data a ser divulgada.

Dia de conscientização

O Dia Mundial das Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a Lei nº 13.802/2019 instituiu o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano em todo o território nacional, no mês de julho, quando são realizadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.

Sobre a doença

As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose.

Sintomas

As hepatites virais são caracterizadas por serem, na maioria das vezes, infecções silenciosas, ou seja, que não apresentam sintomas. Conforme Candida, a realização dos testes rápidos é a forma mais rápida de identificar.

Quando há algum tipo de sintoma, pode ser:

– Pele ou olhos amarelados (icterícia)
– Náuseas
– Dor abdominal
– Fadiga e febre

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui