Prefeitura de Lajeado testa sistema de identificação facial


0
Sistema ajudará órgãos de segurança a identificar, localizar e prender criminosos (Foto: Rafael Grün/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Lajeado)

A Secretaria de Segurança Pública de Lajeado (Sesp) testará ao longo do mês de maio, um programa de monitoramento que identifica automaticamente pessoas através da face, a partir de um banco de dados com fotografias fornecidas pelos órgãos policiais. Três câmeras estão sendo utilizadas nesta fase, uma delas instalada na Praça da Matriz. Segundo o titular da Sesp, Paulo Locatelli, nenhuma administração municipal do país testou esse sistema. “É inédito e tem uma taxa de eficiência de 95%, pois permite reconhecer 125 mil faces por segundo”, cita.

O objetivo é utilizar o sistema para identificar e localizar foragidos, pessoas com restrição de acesso a algumas áreas, ter maior controle de presos no regime semi aberto, na busca e apreensão de veículos, ajudar os órgãos policiais e de trânsito em casos de furtos, roubos, IPVA vencido, entre outros. Até o momento, não há estimativa de custos para implantação do projeto. AI/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui