Prefeitura de Marques de Souza repassa R$ 200 mil para construção de lar


0
Heineck, Stoll, Mertz e Zanella visitaram as obras de construção do lar (Foto: Giovane Weber/FW Comunicação)

Após concluir a remodelação da estrutura física do hospital, a Associação Hospitalar Marques de Souza inicia um novo projeto, a construção do Lar geriátrico Dona Dora.

Conforme o presidente Marco Aurélio Trindade, será um espaço para atender pessoas da terceira idade e uma nova fonte de recursos para a entidade. “Nossa missão é acolher e cuidar de pessoas e esse novo serviço está dentro desses propósitos. A ideia é iniciar o atendimento até o segundo semestre de 2022.” A estrutura onde o lar será instalado é a antiga casa dos médicos, localizada ao lado da farmácia e do hospital. Num primeiro momento terá capacidade de acomodar 26 hóspedes, sendo oito suítes, todas adaptadas em conformidade com normas e exigências da Secretaria Estadual da Saúde.

O atendimento será prestado por profissionais de saúde de diversas áreas como médicos, enfermeiras, cuidadores, nutricionistas e técnicas em enfermagem. Quanto ao repasse de R$ 200 mil por parte da prefeitura, Marco é categórico.

“Sem este auxílio não seria possível colocar em prática a construção. Com este valor destinado a prefeitura terá direito a duas cotas por tempo determinado. O lar só é viável com o envolvimento do Executivo, Legislativo e das pessoas. Iniciamos as obras com estes recursos e de dinheiro arrecadado em sorteios de prêmios. O projeto é a soma de muitos esforços e será concretizado em breve.”

Segundo Joel Zanella, Gerente Administrativo, o prédio terá 326 metros quadrados, divididos em 26 leitos, além de sala de convivência, de oficinas terapêuticas, de jogos, refeitório e espaço de recreação. A meta é finalizar a obra até 30 de junho de 2022. “Será um local para atender idosos que necessitam de acolhimento, de cuidados especiais, ressocialização e aconchego para resgatar a dignidade. Salientamos que é um investimento pioneiro, pois não temos espaço assim no nosso município.” A construção seguirá todos os requisitos exigidos por lei para garantir o funcionamento de uma Instituição de Longa Permanência, de caráter residencial.

O prefeito Fábio Mertz destaca a importância de auxiliar a entidade em mais esta obra. Lembra que o recurso havia sido prometido pela administração anterior e, no entanto, não foi repassado. “Quando assumimos, as conversas com a direção foram retomadas e entendemos ser fundamental auxiliar esta nobre causa.” Conforme o secretário da Saúde e Assistência Social, Lairton Heineck, esse auxílio é importante para dar início às obras e representa o começo de mais uma especialidade no município, dessa vez, na geriatria. Esta semana, Mertz, Heineck, o secretário de Obras Marcelo Stoll e Zanella visitaram as obras.

Doações

Doações podem ser feitas pelas contas bancárias: Banco Sicredi (Agência: 0179 – CC: 073297) ou PIX: 51986084812. O CNPJ do lar é 91.160.358/0003-07 ou diretamente na entidade através de material de construção. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui