Prefeitura de Venâncio Aires adquire novos testes de Covid com resultado em 20 minutos

Para o exame, é utilizado um tipo de cotonete fino, introduzido pelo nariz para coletar o material. A contaminação é identificada nos primeiros dias de sintomas.


0
Foto: Ilustrativa / Divulgação

A previsão é de que em dez dias os novos cinco mil testes para coronavírus chegue ao município. A Secretaria de Saúde investiu mais de R$ 214 mil para comprar os testes denominados Antígeno, que é rápido, o resultado sai em 20 minutos e detecta logo nos primeiros dias de sintomas.

Conforme o secretário Ramon Schwengber, o procedimento é igual ao PCR, ou seja, é utilizado um tipo de cotonete fino e bem comprido que é introduzido pelo nariz para coletar o material. “O muco coletado é colocado em uma espécie de tubo que integra o kit do exame e logo em seguida o resultado já sai. Com este teste poderemos isolar mais rápido os casos ativos de covid-19 e assim termos um protocolo ainda maior de segurança”, analisa o gestor, que ainda destaca que este novo teste agrega aos demais já realizados pela secretaria como os rápidos, os sorológicos e os PCRs.

Schwengber destaca que os antígenos virais são proteínas com capacidade imunogênica. “É uma metodologia mais simples, de fácil operação pela equipe e com a interpretação e liberação rápida dos resultados. Os testes antigênicos irão nos auxiliar, em conjunto com os demais dados clínico-epidemiológicos, no diagnóstico precoce da Covid-19, bem como na decisão para o isolamento social dos casos positivos.”

Os exames estarão disponíveis no hospital de campanha montando junto ao Pavilhão São Sebastião Mártir. A previsão é de que na próxima semana a Secretaria esteja com o protocolo deste novo teste pronto. AI/RC

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui