Prefeitura de Venâncio Aires lança programa de oficinas terapêuticas

Atividades são voltadas a frequentadores e familiares atendidos pelos três Centros de Atenção Psicossocial(CAPS) do município.


0

Com o objetivo de identificar e trabalhar os impactos de ansiedade, depressão, estresse e as dificuldades financeiras dos moradores de Venâncio Aires, a Secretaria Municipal da Saúde, através das residentes da Escola de Saúde Pública, está organizando um programa de oficinas terapêuticas. As atividades são voltadas a frequentadores e familiares dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no município.

Com quase cinco mil pacientes cadastrados, as oficinas têm previsão de início ainda no mês de fevereiro. O programa, que receberá quase R$105 mil em recursos do Ministério da Saúde, é o primeiro a entrar em prática na região e foi apresentado oficialmente ao prefeito e secretário da Saúde, Jarbas da Rosa. “Já são 15 oficinas confirmadas e estamos buscando mais parcerias para agregar ao programa. O objetivo é a geração de trabalho, renda e qualificação profissional, mas também a busca ativa e acompanhamento psicossocial desses pacientes que estão afastados da rede de atenção”, explica a educadora física e coordenadora do programa, Eliane Turcatto.

De acordo com o prefeito da cidade, a inciativa faz parte de uma série de ações que visam trabalhar a recuperação das políticas de saúde mental no município. “Identificar as consequências e vulnerabilidades psicossociais geradas pela Pandemia e possibilitar a diminuição dos impactos na saúde mental da população é um trabalho preventivo que não tem preço”, avaliou o prefeito. AI/VM

Oficinas confirmadas

Aproveitamento integral de alimentos
Artesanato com palha de milho
Básico de plantas medicinais, aromáticas e condimentares
Bolacha e salgados caseiros
Jardinagem
Panificação caseira
Processamento de frutas e hortaliças
Tortas e docinhos caseiros
Barbearia
Corte e costura
Maquiagem
Teatro
Pintura em tela
Português básico para imigrantes.


DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui