Prefeitura de Lajeado deve liberar funcionamento de buffets no modelo tradicional na próxima semana

"Hoje, eles estão funcionando, mas a regra impõe que seja uma pessoa que sirva o cliente", explica o prefeito Marcelo Caumo.


0
Foto: Ilustrativa / Divulgação

Decreto publicado pelo governo do Rio Grande do Sul no domingo (31) estabelece uma série de ajustes no modelo de distanciamento controlado para combater o coronavírus. Um dos ajustes é sobre o poder dos municípios em relação às regras impostas pelo Estado.

Com a atualização, os prefeitos poderão substituir medidas sanitárias por regras elaboradas pelo próprio município. Para isso, não podem estar sob as bandeiras vermelha ou preta, e também devem estabelecer um plano estruturado de prevenção e enfrentamento à epidemia.

Com isso, em Lajeado, o prefeito Marcelo Caumo e sua equipe na Secretaria da Saúde e Vigilância Epidemiológica estudam flexibilizar as regras que incidem sobre os restaurantes. A ideia da administração municipal é flexibilizar o funcionamento dos buffets. “Hoje, eles estão funcionando, mas a regra impõe que seja uma pessoa que sirva o cliente”, explica.


ouça a entrevista

 


De acordo com Caumo, a prefeitura está elaborando estudos para embasar protocolos sanitários com todos os cuidados necessários de higienização e, assim, viabilizar a liberação do modelo tradicional de funcionamento dos buffets. Ele prevê que, durante a próxima semana, as análises devem ser finalizadas e um decreto seja editado.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui