Acatando o decreto publicado na semana passada pelo Governo do Estado, que suspende a cogestão e adota protocolos de bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul, as 36 administrações municipais do Vale do Taquari restringiram, nesta semana, os seus atendimentos. O documento aponta que apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização podem atuar com 100% das equipes. Os demais serviços públicos devem ter no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente.
Metade dos municípios (18) estão realizando somente expediente interno, com a redução no número de servidores, são eles: Anta Gorda, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Estrela, Fazenda Vilanova, Forquetinha, Imigrante, Lajeado, Muçum, Progresso, Roca Sales, Santa Clara do Sul, Taquari, Teutônia e Westfália.
Já em Arroio do Meio, Canudos do Vale, Capitão, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Marques de Souza, Nova Bréscia, Paverama, Poços das Antas, Pouso Novo, Putinga, Relvado, Sério, Tabaí, Travesseiro e Vespasiano Corrêa, os atendimentos seguem sendo realizados, mas com restrição no número de pessoas que acessa os centros administrativos. Estas prefeituras não souberam estipular o número de servidores devido ao período de férias e afastamento de alguns funcionários com Covid-19.
As restrições vem sendo tomadas desde a última segunda-feira (1º), e seguirão até o final da próxima semana, uma vez que o Governador Eduardo Leite adiantou, nesta quarta-feira (3), que todo o estado seguirá em Bandeira Preta na próxima semana.
Texto: Vinicius Mallmann
regional@independente.com.br
Nem todas estão fazendo isso vão investigar pra ver tem prefeitura trabalhando normalmente