Encerra nesta quinta-feira (28) a 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Neste ano, o tema é “Município: o caminho para um Brasil melhor”. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari, a Amvat, e prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann, concedeu entrevista ao programa Realidade da Rádio do Vale e saudou a evolução nos debates e a maior consciência de deputados e senadores.
ouça a entrevista
Uma das discussões é sobre a redistribuição das receitas. Sandro Ranieri Herrmann explicou que os prefeitos estão se dando conta de que não basta ir a Brasília buscar emendas parlamentares. Elas representam muito menos do que os municípios receberiam se houvesse uma distribuição mais justa do que é arrecadado no País.
O presidente da Amvat ainda relatou que a aprovação da PEC 13, que desobriga o investimento obrigatório de 25% na educação em 2020 e 2021 será benéfico aos municípios. Isso irá permitir que os recursos sejam aplicados ainda em 2022 e 2023, sem que os municípios percam esses valores.
Outros assuntos como o saneamento básico, mobilidade urbana e reforma tributária também foram abordados nesta semana em Brasília. GL