Na tarde desta segunda-feira (29), o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsmann, falou com exclusividade com a equipe esportiva do Grupo Independente. O tema e o foco do bate-papo é sobre a possibilidade do campeonato estadual retornar. O certame está paralisado desde o dia 15 de março.
ouça a entrevista
O presidente tem se destacado no país pela forma como tem se dedicado ao processo de retomada do futebol. O protocolo sanitário criado pela FGF contém 13 páginas e possui um controle sanitário rígido, e tem como meta diminuir ao máximo as chances de contágio. Os clubes que disputam o Gauchão já concordaram com os termos propostos, mas o campeonato estadual ainda não tem data prevista para o seu retorno.
A CBF já começa a discutir algumas alternativas para o retorno da série A do Brasileiro, o que pode provocar um choque de datas entre o nacional e o estadual. Se o campeonato gaúcho não retornar durante o mês de julho, a competição ficará com poucas datas e a Federação Gaúcha terá um dificuldade muito grande para ajustar o fechamento da competição.