Presidente do TSE faz balanço positivo das Eleições Municipais de 2020

Em evento virtual, ministro lembrou as dificuldades de organizar um pleito em meio a uma pandemia.


0
Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participou nesta segunda-feira (7) do evento virtual “Balanço das Eleições 2020”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE para divulgar os dados gerais das Eleições Municipais.
O ministro fez um balanço positivo da atuação da Justiça Eleitoral no pleito deste ano.

Conseguimos adiar as eleições para um momento melhor. Conseguimos um comparecimento considerável para um momento de pandemia. Conseguimos que nosso Plano de Segurança fosse observado. Controlamos a disseminação de notícias falsas e divulgamos os resultados nos mesmos dias das eleições”, ressaltou.

Barroso lembrou que as eleições foram organizadas em meio a uma pandemia e com todas as dificuldades e temores que isso trazia, como uma debandada de mesários e um índice de abstenção totalmente desproporcional, hipóteses que, felizmente, não se concretizaram. “Em uma situação totalmente normal, talvez uma abstenção de 25% fosse motivo de queixa, mas, diante do contexto, consideramos que foi um comparecimento bastante expressivo”, destacou.

Luís Roberto Barroso aproveitou o evento para negar que tenha defendido a implantação do voto facultativo no país. “Reitero que, na prática, o voto já é substancialmente facultativo no Brasil pelas baixas implicações da ausência. Porém, não disse em momento algum que achava que, no Brasil atual, se deveria implantar o voto facultativo”, afirmou.

Segundo o ministro, o país ainda precisa do voto obrigatório para evitar que se deslegitime a democracia por uma abstenção muito grande, mas nada impede que o voto facultativo seja adotado no futuro. “No Brasil atual, continuo defendendo o voto obrigatório, pois a democracia brasileira precisa de participação”, enfatizou.

Fonte: TSE

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui