Presídio de Lajeado tem primeiro caso de Covid-19

Homem de 42 anos está isolado em uma cela para evitar a propagação da doença.


0
Primeira confirmação foi conhecida na manhã desta segunda-feira, 29 de junho (Foto: Arquivo / Natalia Ribeiro)

Três meses depois do começo da pandemia da Covid-19 em Lajeado e no Vale do Taquari, o Presídio Estadual de Lajeado tem o primeiro caso da doença. A confirmação para o vírus em um apenado ocorreu na manhã desta segunda-feira (29), segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi.

O caso envolve um homem, de 42 anos, que está em uma cela de isolamento para evitar a disseminação da doença. Até o momento não há outros sintomáticos no local, conforme a Vigilância Epidemiológica.

Assessor de imprensa da Susepe e da Secretaria da Administração Penitenciária do RS, Paulo Bogado explica que o afastamento é adotado sempre que o detento é levado ao presídio, como aconteceu em Lajeado. “Todo preso que vem de delegacia, onde a Brigada Militar e a Polícia Civil prendem, só entra no sistema prisional para ficarem em cela de isolamento. Eles ficam 14 dias em cela de isolamento, por isso não houve contágio.” É uma norma técnica do Estado durante a pandemia.

Lajeado já teve surtos da doença em lares geriátricos e frigoríficos. O surto se caracteriza quando há a partir de dois testes positivos no mesmo espaço. Por isso, tal determinação não pode ser atribuída ao Presídio Estadual de Lajeado. A atualização mais recente no site da Susepe informa que haviam 289 homens detidos na penitenciária em janeiro de 2020. A capacidade de engenharia é para 64 apenados.

Mais informações sobre o caso e os meios utilizados pela Prefeitura de Lajeado para evitar a propagação da doença no Presídio de Lajeado serão abordadas no programa Redação no Ar, da Rádio Independente, a partir das 14h40.

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui