Presídio de Lajeado tem surto de Covid-19

Quatro apenados do masculino testaram positivo para a doença.


0
Foto: Natalia Ribeiro

Mais três apenados do regime fechado do Presídio Estadual de Lajeado testaram positivo para a Covid-19. Com isso, está configurado surto da doença na casa prisional, o que ocorre quando a partir de duas pessoas são infectadas com o mesmo vírus. O primeiro caso foi conhecido na segunda-feira (29), com a confirmação de teste positivo em um homem de 42 anos, de Estrela, sem comorbidades.

Ao ser detido, no dia 18 de junho, o apenado foi colocado numa cela especial, junto de outros ingressantes no Presídio Estadual de Lajeado. A norma técnica é seguida pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) em todo o Rio Grande do Sul, visando evitar a propagação e disseminação da doença. Entre os seis presos que estavam com ele no espaço, três testaram positivo durante esta semana. São, agora, quatro pacientes confirmados. Os novos são sintomáticos, conforme a Susepe.

Estes presos poderão ser levados para a Superintendência do Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, a pedido da Susepe. A informação é do assessor de imprensa da entidade e da Secretaria da Administração Penitenciária do RS, Paulo Bogado. “Devemos encaminhá-los o mais breve possível, se for necessário”. A transferência depende de autorização do Poder Judiciário.

De acordo com Bogado, o surto era esperado. “É o que a Seapen e a Susepe já esperavam com relação a esses presos que entram da rua e passam pelo regime de quarentena de 14 dias”. Há cerca de 250 homens detidos no Presídio Estadual de Lajeado. Pelo menos 11 funcionários do sistema prisional tiveram contato com os que foram infectados pelo novo coronavírus.

Procurada pela reportagem, a Vigilância Epidemiológica do município informou que as atualizações da doença no presídio serão, a partir de agora, informadas em boletim da assessoria de imprensa da Prefeitura de Lajeado. Em material encaminhado na tarde desta sexta (3), a administração pontuou que “todos apenados estão orientados ao uso de máscaras e será iniciada medicação profilática e tratamento para todos os expostos conforme nova avaliação médica que será realizada ao longo desta sexta”.

Ontem, quinta-feira (2), segundo a Prefeitura, foram identificados um total de 14 sintomáticos, todos da galeria B do Presídio Estadual de Lajeado. Nesta sexta-feira foram coletadas mais duas amostras de PCR, que estão em análise. Na terça-feira (30) ocorreu uma reunião no gabinete do prefeito Marcelo Caumo (PP) para avaliar o protocolo adotado para conter a disseminação do coronavírus dentro do presídio.

Uma reunião virtual ocorre na tarde desta sexta-feira para falar sobre o assunto. Participam integrantes da Prefeitura de Lajeado, Susepe, Ministério Público, Defensoria Pública e Vara de Execução Criminal Regional (VEC).

Texto: Natalia Ribeiro
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui