No quadro Sem Preconceito, do programa Panorama da manhã desta sexta-feira (21), a pauta foi o trabalho de ensino realizado em presídios da região. Na próxima segunda-feira (24) é celebrado o Dia Nacional do Detendo.
De acordo com o professor e diretor do Neeja Liberdade (Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos), Adalberto Koch os presos sofrem “muito preconceito” da sociedade, mas a possibilidade de estudar os auxilia a enfrentar esta realidade e incentiva na ressocialização bem sucedida.
ouça a entrevista
“A sociedade fecha os olhos para esta realidade. Se eles ficarem pensando só nesta questão do preconceito, eles saem e vão repetir os mesmos erros, as mesmas situações”, comenta o professor.
O Núcleo atende os presídios de Lajeado (masculino e feminino), Arroio do Meio e Encantado, e teve os trabalhos inciados há 5 anos, no mês de maio, na casa prisional lajeadense.
A adesão ao estudo é livre. “Participa quem realmente tem um interesse e pensa em alguma cosa além do que são as grades. Então, a gente oferece a oportunidade para eles concluírem tanto o Ensino Fundamental, quanto o Ensino Médio”, explica Koch.
Os presos também podem realizar as provas do Encceja e Enem. Inclusive, se conseguirem boas notas, podem utilizar o exame para ingressar em uma faculdade após a liberdade da prisão.
Há um ano sem atendimento presencial, o núcleo realiza a entrega de trabalhos físicos para que os presos possam se ocupar.
Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br