Primavera começa nesta terça-feira com sol pelo RS

Especialistas alertam para uma estação das flores com pouco volume de chuva.


0
Foto: Ouvinte / Divulgação

Nesta terça-feira (22), às 10h31 começa oficialmente a primavera. Ainda fez frio no começo do dia, mas, as temperaturas sobem de forma gradativa e a tarde será agradável. À noite, volta a esfriar. Em Lajeado, a máxima será de 24ºC.

A estação mais florida poderá trazer extremos nas temperaturas em um único dia e nos acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Isso porque está em formação o fenômeno La Niña, que causa o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial.

Nos próximos meses, o fenômeno influenciará diretamente na ocorrência de menos chuva na região Sul do Brasil, ao provocar uma mudança na dinâmica dos ventos e, consequentemente, no transporte de umidade. Segundo especialistas estamos com uma sinalização para possível estiagem no Estado, por conta das chuvas abaixo da média.

A Climatempo divulgou em coletiva de imprensa as previsões climáticas para a primavera em todo o Brasil. E chamou a atenção para as áreas de produção agrícolas que já poderão sentir os impactos do La Niña.

Os modelos da Climatempo indicam que no Rio Grande do Sul, a expectativa já é de chuva ligeiramente abaixo da média, no mês de outubro.

O alerta é para novembro, quando a condição de chuva tende a ficar mais crítica em todo o sul do Brasil. O baixo volume de chuvas para a região é uma das principais características do La Niña, levando preocupação para o produtor.

Fonte: NIH Univates e Clima Tempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui