Pró-reitor explica como será o retorno das aulas na Univates em 2021

Com a ampliação da vacinação e maior segurança, o desejo da instituição é pelas aulas presenciais, destaca Carlos Cyrne.


0
Carlos Cândido da Silva Cyrne é pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Univates (Foto: Tiago Silva)

A Univates inicia o primeiro semestre letivo de 2021 em 17 de fevereiro para a maior parte dos cursos de graduação presencial e cursos técnicos. Durante o mês de fevereiro as aulas teóricas desses cursos serão realizadas de forma virtualizada. A partir de março, as atividades devem ocorrer com um escalonamento da presencialidade.

“O primeiro semestre inicia muito próximo do que foi o segundo semestre de 2020, com a expertise que acabou se acumulando ao longo do período da pandemia”, destaca o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Univates, Carlos Cyrne.


ouça a entrevista

 


 

A universidade está trabalhando com um planejamento que considera diferentes currículos e as propostas de aula. “Começa de maneira remota as duas primeiras semanas”, explica Cyrne. Nesse período os professores avaliam a possibilidade de parte dos alunos trabalhando na sala e parte de forma remota, em casa, facultando aos estudantes a opção de comparecerem presencialmente.

“O desejo é que possamos ter a ampliação do processo de vacinação no pais como um todo, e que nós possamos voltar a ter uma certa segurança para que, o mais breve possível, estejamos com todos os acadêmicos presencialmente”, comenta o pró-reitor.

Cyrne avalia que, com a ampliação da vacinação, “há uma tendência que tenhamos um arrefecimento da pandemia”. Ele destaca, porém, que a Univates terá que se adaptar às exigências do Poder Público com as medidas necessárias de higiene sanitária e distanciamento social.

Novo horário

Além das atividades presenciais, o ano letivo de 2021 terá novidade no horário das aulas para cursos presenciais de graduação e técnicos, alteração esta que decorre de reformulações e inovações pedagógicas que têm sido realizadas em diversos cursos:

  • manhã: 8h10 – 9h50 / 10h – 11h40;
  • tarde: 13h30 – 15h10 / 15h20 – 17h;
  • vespertino: 17h10 às 18h50;
  • noite: 19h – 20h40 / 20h50 – 22h30

A adequação é resultado de uma padronização entre os cursos com diferentes matrizes curriculares, de modo a facilitar o deslocamento dos estudantes até a universidade para estudantes de todos os currículos, especialmente aqueles que utilizam transporte coletivo.

Para o curso de Medicina, que já tem um horário diferenciado, não haverá alteração. As atividades continuam sendo realizadas das 8h às 12h15; das 13h15 às 17h30; e das 18h30 às 22h45.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui