Problemas envolvendo o Cartório de Registro de Imóveis de Estrela foram alvo de moção da Câmara de Estrela em 2021

Repartição foi fechada por dez dias pelo Judiciário nesta semana


1
Cartório de Registro de Imóveis de Estrela (Foto: Arquivo Independente)

Problemas envolvendo os serviços do Cartório de Registro de Imóveis de Estrela motivaram uma moção de repúdio da Câmara de Vereadores de Estrela em 2021. Na segunda-feira (6) o cartório, localizado na Rua Ernesto Alves, 595, no Centro, foi fechado pelo Judiciário pelo período de dez dias para análise de documentos. A motivação da medida ainda não foi esclarecia pela Justiça.

Conforme o vereador Volnei Zancanaro (PSL), as constantes reclamações recebidas pelo legislativo levaram a Câmara de Vereadores a cobrar esclarecimentos do órgão, único responsável no município para que as pessoas possam registrar seus terrenos, casas, apartamentos ou lojas e onde conseguem informações seguras sobre a verdadeira situação jurídica desses bens imóveis.

“É sabido que nosso setor imobiliário está sangrando. As demandas que chegam à Câmara são muito grandes. São engenheiros, pessoas em geral que querem fazer uma transferência de matrícula e não conseguem. Coisas que se poderia fazer 30 dias estão demorando um, dois anos. E o que acontece como isso? É a migração do nosso setor imobiliário para outros municípios. Não conseguimos mais fazer um prédio, ou uma casa em Estrela. Por picuinhas, especialmente na abertura de loteamentos, são trancadas obras por seis meses, um ano. Nós não vamos ficar escondidos. Por isso fizemos a moção. Nós não sabemos o que está acontecendo. O poder público tem que atuar nessa questão e, se possível, pressionar para que outra pessoa venha a substitui-lo (atual permissionário do serviço cartorial)”, comenta Zancanaro.

A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo Cartório de Registro de Imóveis de Estrela, mas não obteve sucesso. O órgão também não atende ao telefone. Conforme o Tribunal de Justiça (TJ-RS), o cartório permanecerá fechado para atendimento ao público por dez dias, a contar da segunda-feira (6), período em que os serviços serão realizados apenas internamente. Os prazos de serviços solicitados no cartório também ficam suspensos a partir da data.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

1 comentário

  1. até que enfim alguma coisa aconteceu. Estrela está nesta inércia por uma boa parcela de contribuição desta instituição. Parabéns ao poder publico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui