Procura por vacinação contra Covid-19 tem queda de 87,5% em Lajeado

Grupo prioritário são pessoas com 18 anos ou mais que possuem comorbidades. Na quarta-feira (26), 50 doses foram aplicadas no Parque do Imigrante, sendo que o normal era 400


2
No Parque do Imigrante a procura foi baixa na manhã desta quinta-feira (27) (Foto: Gabriela Hautrive)

O cenário registrado nos primeiros dias de aplicação da vacina contra Covid-19, em Lajeado, com longas filas e horas de espera para receber uma dose do imunizante, não tem sido uma realidade na cidade nos últimos dias. Neste momento o grupo prioritário, que recebe a primeira dose da vacina, são pessoas com 18 anos ou mais e que possuem comorbidades. Conforme a enfermeira Virginia Rodrigues, no Parque do Imigrante, no Bairro Alto do Parque, em que o processo é realizado no sistema drive-thru, apenas 50 doses foram aplicadas na quarta-feira (26) e até as 10h30 desta quinta-feira (27), foram 32, um número muito abaixo do que era contabilizado nos primeiros dias, com média de 400 pessoas, resultando em uma queda de 87,5%, inclusive chegando a ter até mil aplicações em um sábado de muita procura.


ouça a reportagem

 


Segundo a enfermeira, não se tem um motivo exato que justifique a queda na procura nos últimos dias, podendo ser diferentes fatores. “Não sei se temos tão poucos doentes crônicos assim, mas acho que não, ou se as pessoas estão tendo algum tipo de rejeição contra a vacina.” No local são aplicadas doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Os pacientes com comorbidades precisam levar um comprovante da doença para receber o imunizante. “Tá bem facilitado, a pessoa traz um laudo médico, inclusive tem um formulário próprio para isso no site da prefeitura, basta imprimir e levar para o seu médico ou posto de saúde e vir fazer a vacina”, explica Virginia.

Estão disponíveis as doses 1 e 2, sendo que a primeira é para pessoas com comorbidades e a segunda para outros grupos que receberam a vacina anteriormente, dependendo do prazo de cada um. “Deve ter uma camada bem grande da população nos dias de fazer a dose e também estão vindo muitas poucas pessoas procurando essa dose dois”, relata.

Profissionais atendem no local de segunda a sexta-feira das 8h às 14h (Foto: Gabriela Hautrive)

A média de aplicações em dias normais eram de 400 doses diárias, chegando até mil em um momento de muita procura. Porém, agora o número é muito abaixo. “50 ou 30 doses, o que estamos fazendo agora, é nada”, pondera. A profissional reforça o convite para quem estiver apto a se vacinar para que procure pelo serviço. “É o momento de nos imunizar, a Covid-19 está ai e aparentemente estão aumentando os casos com hospitais lotados”, completa. Para fazer a vacina no Parque do Imigrante, neste momento que não há filas, o processo é muito rápido, como explica a enfermeira. “É imediato, a pessoa entra no parque, em cinco minutos está tomando a vacina e em outros cinco minutos está indo embora”, ressalta.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. “Nós fizemos em muitos sábados também, mas agora, como a procura está muito baixa, acredito que neste não estaremos atendendo aqui.”

Os veículos devem acessar o parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil) (Foto: Gabriela Hautrive)

Quem pode se vacinar

– Pessoas com síndrome de Down maiores de 18 anos

– Pessoas com doenças incapacitantes que estão cadastradas no sistema do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 18 anos ou mais. Apresentar documento de identificação e comprovante de inscrição no sistema. Estas pessoas devem buscar se vacinar preferencialmente no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social (antiga Sthas).

– Pessoas com comorbidades que tenham 18 anos ou mais. Necessário apresentar de documento de identidade e documento padrão de profissional da saúde informando a comorbidade. O documento pode ser baixado aqui e impresso para preenchimento. Pacientes com comorbidades que são acompanhados pelos postos de saúde da rede municipal deverão solicitar o documento com o seu médico de referência ou o profissional do posto poderá atestar a comorbidade de acordo com o prontuário de registro do paciente no posto. Pacientes atendidos no sistema privado também devem solicitar o documento padrão do seu médico ou um atestado específico que tenha a descrição em palavras por extenso da comorbidade (e não apenas a citação do código da CID no atestado).

– Pessoas que tem que fazer a segunda dose da Oxford poderão se vacinar.

Vacinação para grávidas e puérperas

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o município de Lajeado retomará a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) com comorbidades, além de gestantes e puérperas sem comorbidades mas que fazem parte dos demais grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Vacinação. A vacinação para esses grupos será realizada por meio de agendamento por telefone.

Em ambas as situações, a gestante ou puérpera deverá apresentar uma prescrição médica, solicitando a vacinação, pois a decisão deve ser compartilhada entre médico assistente e paciente. Quem pode fazer: grávidas e puérperas (mulheres que tiveram bebê há no máximo 45 dias) com comorbidades, e gestantes e puérperas sem comorbidades mas que fazem parte dos demais grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Vacinação (como trabalhadoras da saúde, educação, forças de segurança, transporte coletivo, indústrias, limpeza urbana e manejo de resíduos).

Como se cadastrar (para gestantes atendidas na rede privada/conveniada):

Por meio do telefone (51) 3982-1210, somente após receber a prescrição médica. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Locais de vacinação:

Parque do Imigrante – Avenida Parque do Imigrante, no Bairro Alto do Parque

Exclusivamente no modo drive-thru. Os veículos devem acessar o parque pela entrada lateral (junto ao Restaurante Panorâmico e à Defesa Civil).

Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social – Rua Cel. Júlio May, no Centro

O auditório está localizado junto à secretaria, com entrada pela Rua Júlio May.

Horário de vacinação (nos dois locais):

Das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

VÍDEO – Vacinação no sistema drive-thru acontece durante a semana no Parque do Imigrante

Texto: Gabriela Hautrive
reportagem@independente.com.br

 

 

2 Comentários

  1. Está claro, só não vê quem não quer. O povo está acordando, essas vacinas experimentais, são a.maior fraude na saúde mundial. Não há demorar para aparecerem as consequências, dessa irresponsabilidade. Imagino como vão se sentir as pessoas que apoiaram e exigiram a vacinação em.massa. Como assassinos talvez ???

  2. Olá! Meu nome é Ali, eu fiz um empréstimo há 2 anos e consegui pagar no mesmo ano e agora estou qualificado para mais chance de obter um valor maior para começar meu negócio. Nunca compartilhei essa informação com ninguém até este momento. A empresa é digna de confiança e muito fiável. Tudo o que eles precisam é de um coração sincero que não desapareça. Eles concedem empréstimos de acordo com a sua qualificação e, se você tiver uma qualificação baixa, eles ainda terão uma maneira de conceder o empréstimo. Podemos nos beneficiar dessa empresa passo a passo. Contate-os com as informações abaixo,
    Este é o e-mail deles: vernoninvestmentandloanservice@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui