Procura por vacinação para idosos com 77 anos ou mais é baixa na Junta Militar, em Lajeado

Processo que começou na última sexta-feira (12) no Posto de Saúde do Bairro Montanha, segue nesta segunda-feira (15)


0
Registro feito em frente a Juntar Militar por volta das 10h30 desta segunda-feira (15) (Foto: Gabriela Hautrive)

A vacinação, em Lajeado, para idosos com 77 anos completos ou mais e profissionais de saúde da linha de frente segue nesta segunda-feira (15), em dois locais: no Bairro Montanha e na Junta Militar, no centro da cidade. Diferente da sexta-feira (12), em que foi registrada muita movimentação e filas para aplicação da vacina no Bairro Montanha, a procura pelo imunizante foi bastante baixa nesta segunda-feira na Junta Militar. Segundo enfermeiras no local, houve um registro nas primeiras horas da manhã, mas no restante da manhã foi calmo.

A reportagem da Rádio Independente ficou por cerca de 20 minutos em frente a Junta Militar onde está sendo feita a vacinação, mas nenhum veículo parou no ponto para idosos ou profissionais de saúde receberem o imunizante. Há sinalização no trânsito com cones em uma das vias da Avenida Benjamin Constant, com espécie de uma barraca para que seja feita a aplicação. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Lajeado, as 1.120 novas doses de vacina contra o coronavírus recebidas pelo município na última quinta-feira (11), permitiram a ampliação da faixa etária de 77 anos ou mais.

Na sexta-feira (12), primeiro dia disponibilizado para a nova faixa etária, 640 pessoas foram vacinadas, o que representa 57% do montante disponível. O sistema de vacinação acontece em drive-thru, bastando que as pessoas aguardassem na fila. Pela manhã, a fila de carro se aproximava de 1 km. A partir das 14h, no entanto, a procura caiu muito.

Grupos que serão atendidos

– Idosos com 77 anos completos ou mais: sistema drive-thru nos dois locais de vacinação (abaixo), por ordem de chegada, tanto para a primeira dose da vacina quanto para a segunda dose. Apresentar carteira de identidade. Se o idoso estiver a pé, basta solicitar a vacina às atendentes na frente do local.

– Profissionais de saúde da linha de frente: apenas no Posto do Montanha, em sala separada. Apresentar carteira profissional e documento que comprove exercício profissional atual na linha de frente de atendimento à Covid-19.

Locais de vacinação

– Local de vacinação 1: Centro de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312, bairro Montanha). Há opção de drive-thru. Para pessoas de qualquer bairro.

– Local de vacinação 2: Junta Militar de Lajeado (Av. Benjamin Constant, 422, bairro Centro). Há opção de drive-thru. Para pessoas de qualquer bairro.

Horário de vacinação: Das 7h45 às 11h e das 12h30 às 16h

Como acontece

A vacinação é feita por ordem de chegada, mediante apresentação dos documentos de identificação. Todas as pessoas que fizerem a primeira dose da vacina receberão uma carteira e serão orientadas sobre quando deverão fazer a segunda dose da imunização. Quem já tiver feito a primeira dose e estiver na hora de fazer a segunda, basta apresentar a carteirinha.

Imagens da Junta Militar na manhã desta segunda-feira no espaço montado para vacinação em drive thru na Junta Militar, em Lajeado 

Vídeo: Gabriela Hautrive

Texto: Gabriela Hautrive / Rita de Cassia
reportagem@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui