Procurado por moradores, vereador pede explicações sobre projeto habitacional

Na tribuna, Norberto Fell (PPS) anunciou pedido de informações endereçado à Prefeitura de Estrela, a respeito de área institucional no Bairro das Indústrias.


0
Fell manifestou o único voto contrário à liberação de área nas Indústrias, há duas semanas (Fotos: Natalia Ribeiro)

Único voto contrário à liberação de área pública e institucional no Bairro das Indústrias, a ser destinada para a instalação de projeto habitacional, o vereador Norberto Fell (PPS) anunciou, na sessão desta segunda-feira (25) da Câmara de Vereadores de Estrela, que ingressou com pedido de informações para saber a quem a prefeitura consultou para que a matéria fosse encaminhada à casa. A votação ocorreu no encontro legislativo do dia 11 de março e, desde lá, Fell alega ter sido procurado por moradores das redondezas do terreno, que seriam avessos à proposta.

Segundo o vereador, o Conselho de Desenvolvimento Urbano, Rural e Ambiental de Estrela (Codurae) deveria ter sido procurado sobre o tema. Fell quer saber se a audição aconteceu ou não. “O conselho trata de tomar conhecimento, de sugerir, orientar e até decidir sobre os bens públicos, sua utilização e destinação”, pontua ele.

À época, o oposicionista alegava se tratar de uma área destinada para servir de equipamento comunitário, para praças, creches e áreas de esporte e lazer, entre outros. Na sua opinião, a edificação de casas populares seria prática barrada em lei, visto que áreas institucionais são reservadas pelas loteadoras para a construção de espaços públicos. Ele pretende atuar para rever a aprovação do projeto.

Percebi da comunidade, até porque souberam da minha posição e me procuraram querendo mais detalhes e até saber como proceder, se ainda fosse possível, o interesse pela revisão dessa decisão”, argumenta ele. Companheiro de Fell na bancada de oposição no Poder Legislativo estrelense, Volnei Zancanaro (PR) discordou do colega – fato que em raras vezes ocorreu na atual legislatura, iniciada em 2017.

Relator da comissão que avaliou o projeto assim que ingressou na casa, Zancanaro garante que a comunidade local foi ouvida a respeito da destinação do espaço, o que destoa da manifestação de Fell. “Achamos que seria possível e que seria a maneira correta de dar uso a um terreno baldio, que era um banhado, mesmo que não tivesse passado pelo Codurae, porque temos bastante problemas sociais em nossa cidade”.

Além disso, o vereador do PR alega que Fell poderia ter agido antes da aprovação da matéria. “Teve tempo hábil suficiente para pedir vista”. A previsão é que o pedido de informações seja apreciado pelos legisladores de Estrela na próxima sessão, em 02 de abril. Se aprovado, ele seria remetido ao Poder Executivo, que deveria respondê-lo.

Igreja recebe doação de bem imóvel

Na plateia do plenário, acompanhando, de forma atenta, o andamento do encontro para a votação dos projetos – última etapa regimental da sessão ordinária em Estrela – estavam os integrantes do Clube de Desbravadores Estrela do Vale. A causa era nobre para o grupo e, por isso, a mobilização. É que a casa votaria projeto para cessão de bem imóvel da prefeitura, localizado no Parque Princesa do Vale, ao grupo. A matéria foi aprovada com unanimidade, provocando alegria nos integrantes.

Diretor da equipe, que conta com cerca de 50 participantes, Luciano Friedrich fala do momento. Para nós é uma alegria, algo que a gente vem há alguns anos tentando”. O clube foi criado em 2012 e, desde então, utiliza espaços cedidos pelo Executivo. O mais recente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leo Joas, no Bairro Moinhos. “Espaço maravilhoso, pelo qual a gente agradece, mas é interessante termos um local próprio, nosso, pela questão dos materiais que a gente utiliza”, fala.

Diretor do Clube de Desbravadores Estrela do Vale, Luciano Friedrich, junto dos integrantesdo grupo mirim

Os desbravadores se reúnem todos os domingos, em atividades que, segundo o diretor, trabalham aspectos de ordem física, mental e espiritual. O clube integra a União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entidade que será responsável pela manutenção do prédio. Reformas deverão ser feitas nos próximos dias, visto que o imóvel se encontra desocupado há anos.

Mais aprovações

Também por unanimidade, foram aprovados os seguintes textos: de autoria do Poder Executivo municipal, doação de mobiliário ao Centro Comunitário Linha Lenz, alteração na redação do quadro de servidores e adequações ao orçamento financeiro vigente. Do Legislativo, autorizado projeto do vereador Volnei Zancanaro (PR), que denomina de Adolpho Etgeton via pública no Bairro Pinheiros.

Ainda com origem da Câmara, mas escrita por João Braun (PP), emenda substitutiva a projeto de lei de 2009, que trata de isenções financeiras em concursos públicos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Estrela. NR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui