Proerd da Brigada Militar forma mais de 400 alunos em Estrela

Estudantes da 5ª série das três redes de ensino receberam cerificado em cerimônia no Parque Princesa do Vale


0
Foto: BM / Divulgação

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Brigada Militar, formou mais de 400 estudantes, em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (8), em Estrela. O evento, que integrou a programação de Natal desenvolvida pela Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer, ocorreu no Parque Princesa do Vale, na presença de oficiais da Brigada Militar, representantes da administração municipal, formandos e seus familiares.


ouça a reportagem 


 

“É uma honra para nós fazer este evento para finalizar o ano de atividades do Proerd aqui em Estrela. O Proerd é o nosso carro chefe da prevenção às drogas e a violência”, comenta a a Capitã Carmine Brescovit, coordenadora do programa e comandante da 1° Companhia do 40° Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Ao todo, 426 alunos do 5º ano do ensino fundamental, das três redes (municipal, estadual e particular) de Estrela, foram certificados após a conclusão dos 10 módulos do programa. “Neste período, basicamente nós ensinamos a criança que toda a escolha que ela fizer tem uma consequência, e que ela tem que pensar nas boas escolha para ter boas consequências na sua vida”, explica a oficial.

Para o ano que vem, a Brigada Militar pretende ampliar a abrangência do Proerd no âmbito regional. “Estamos finalizando as atividade 2021, e a partir de fevereiro, nossa ideia é fazermos contato com as secretarias de Educação dos municípios que atendemos. São 36 cidades na nossa área de abrangência e queremos atender cada vez mais municípios. Essa é a nossa meta. É difícil mas a gente vai trabalhar nisso. Em março, vamos distribuir nossos instrutores para iniciar as atividades. Esperamos que não haja nenhum contratempo, algum retrocesso em função da covid-19, para que possamos ter uma continuidade”, antecipa Carmine.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.

Após análise de outras iniciativas e programas de prevenção, o D.A.R.E. foi concebido e proposto para ser desenvolvido em ambiente escolar, por policiais uniformizados e especialmente qualificados para tal, tornando-se uma extensão natural das iniciativas de policiamento comunitário.

O Currículo Proerd “Caindo na REAL” para 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, aplicado desde 2013 no Rio Grande do Sul, mantém esse compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras e responsáveis sejam feitas.

Desde a implantação do programa no Rio Grande do Sul , o Proerd já formou, aproximadamente, 1,5 milhão de alunos.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui