Professor de História natural de Lajeado dá aula em Portugal e se impressiona com alto padrão de ensino público

Conforme Daniel Delavald, não há como comparar as escolas da rede pública de ensino do Brasil com as de Portugal


6
Daniel Delavald é professor de História, natural de Lajeado, e há três meses leciona em uma escola pública de Portugal (Foto: Divulgação)

Há três meses o professor de História, natural de Lajeado, Daniel Delavald, foi para Portugal lecionar em uma escola pública. Ele relata suas impressões e diz que não há como comparar a rede de ensino pública do Brasil com o do país europeu. “Em Lajeado temos duas escolas de excelência como a do Madre Bárbara e o Alberto Torres, e em Estrela o Colégio Martin Luther, mas a escola aqui oferece uma estrutura muito superior a tudo que se vê no Brasil. Eu falo de ótimos computadores, os professores têm salas climatizadas, todas as salas possuem um computador para o professor, todas contam com multimídia”, descreve.

O professor diz que por conta dessa diferença de realidades, admira brasileiros estudantes que participam de processos seletivos na Europa. “A gente precisa elogiar os alunos brasileiros na questão de querer concorrer com alunos da Europa, porque muitos alunos brasileiros são destaque”, comenta.

Alunos da Ucrânia e Rússia são colegas de turma e são considerados melhores amigos (Foto: Divulgação)

Ucrânia x Rússia juntos na sala de aula

Se lá fora os governantes optaram por uma guerra, na sala de aula os países sabem conviver em harmonia. Isso por que Delavald é professor de um aluno da Ucrânia e outro da Rússia. Segundo ele, os jovens se dão muito bem.

“Eles vieram de uma zona de confronto, e se conheceram na sala de aula, foram colocados na mesma turma, sentam lado a lado e são considerados pelos colegas melhores amigos. É uma forma de mostrar, que deveria chegar aos governantes, de que as pessoas não querem a guerra, quem quer são os governantes”, conta.

 

 

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

6 Comentários

  1. O amigo Daniel esqueceu de mensionar o Colegio Santo Antonio,CSA de Estrela, entre outros na região que são exemplos na educação e que prezam, acima das notas, o convívio e harmonia entre aprender e viver cada momento da criança ou do jovem.

  2. Que ele comente como funcionam os colegios publicos, nao só de lá, ate concordo, mas traçar comparações por que? Somos sabedores de nossas deficiências e por isso consideramos nossos educadores verdadeiros heróis, pois encaram de frente estas diferenças e com coragem lançam nossos jovens às feras eliminando-as.

  3. Esse Daniel é corajoso sair do seu país ,abandonar familiares para encarar uma aventura no estrangeiro . Mas sabemos da sua sapiência ,sua competência e torcemos muito por ele ,por ser uma pessoa de boa índole e grande amigo .ele merece uma vida melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui