Tramita na Câmara de Vereadores de Lajeado um projeto que busca agilizar as pavimentações comunitárias do município. Atualmente a prefeitura faz o repasse do recurso, que compreende cerca de 35% do valor da obra. Com o projeto, intitulado Programa de Pavimentação Comunitária de Vias Urbanas, o município realizará o serviço e a entrega de materiais. “A prefeitura vai alcançar uma participação maior, menos burocratizada e mais ágil”, enaltece o secretário de Obras e Serviços Públicos, Cassiano Jung.
Há mais de 70 projetos aguardando pavimentação. No entanto, nem todos estão com a adesão de 100% dos moradores, o que é obrigatório. “Se o projeto fosse aprovado hoje, mais de dez ruas poderiam iniciar a pavimentação de forma imediata”, garante o secretário.
assista a entrevista
Nestes modelo de pavimentação, em que os moradores se reúnem para realizá-la, são calçadas cerca de uma – trecho mínimo – ou duas quadras.
Com o programa, é responsabilidade da prefeitura: elaborar o projeto técnico; fixar níveis, gabaritos e alinhamentos; serviços de preparação do solo (cancha), material de base; abertura e reaterro de valas; fornecimento de canos e maquinário para a canalização das águas pluviais nas ruas onde não há canalização e sinalização horizontal da via.
Tapa buracos
A atual gestão iniciou o trabalho de tapa buracos a partir de março. Isso porque, a empresa fornecedora, a Construtora Giovanella, começou a gerar o material somente neste mês. Segundo Jung, quando não a demanda de asfaltamento a usina não pode ser acionada exclusivamente para a prefeitura, pelo custo que este processo gera.
Em março a empresa entregou para o município 80 toneladas do material base para asfalto, tendo em vista o tapa buracos. Em abril 100 e, em maio, já foram 120 toneladas. RG