Programa Waze for Cities atrai mais usuários de Lajeado para colaborarem com a mobilidade da cidade

Prefeitura de Lajeado aderiu ao programa que utiliza o aplicativo de trânsito e navegação com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana


0
Foto: Divulgação

A praticidade oferecida pelo programa “Waze for Cities” já é realidade em Lajeado. No final de julho, a Prefeitura de Lajeado aderiu ao programa que utiliza o aplicativo de trânsito e navegação com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a prestação dos serviços públicos, e os primeiros adeptos já estão usando a nova plataforma de informação sobre mobilidade.

Para quem usa o aplicativo e passa pelo Bairro Alto do Parque nesta quarta-feira (11), será alertado sobre o bloqueio da Rua Esperanto em razão de obras na via. Com o aviso, o motorista pode desviar e optar por outros caminhos, em que o tráfego esteja fluindo normalmente. Essa é um dos benefícios oferecidos pelo aplicativo, além da facilidade de transmissão de informações sobre o trânsito, como informar sobre semáforos estragados, acidentes ou engarrafamentos para que a Prefeitura possa então providenciar os reparos necessários.

Segundo o agente de trânsito do município, Gabriel Becker, que é um dos responsáveis por operar e atualizar a plataforma com as informações da cidade, o programa já tem novos usuários inscritos após a parceria com o município. “Notamos um número crescente de usuários da plataforma em Lajeado. Aos poucos o público vai conhecendo e aderindo ao programa e isso irá gerar uma rede de informações sobre a mobilidade da cidade”, falou Gabriel.

O próximo passo será a formalização da parceria entre o município e o Waze, que acontecerá na semana do dia 23 de agosto, durante o evento Crie Smart Cities, da Univates.

Saiba mais

A parceria do Waze com o município surgiu por meio do Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá), que integra as ações do Pro_Move Lajeado.

O aplicativo funciona em celulares e é gratuito. Os interessados devem acessar a loja de aplicativos do celular e buscar por “Waze”. Daí é preciso baixar e cadastrar sua conta

A partir daí, o usuário pode procurar endereços ou locais na ferramenta. O Waze então mostrará os melhores caminhos para chegar ao local procurado. Se houver alguma interrupção do trânsito no caminho, ele informará o obstáculo e fará outra rota.

Quando estiver circulando na cidade e perceber um obstáculo ou interrupção que não está no Waze, o motorista usuário pode informar a plataforma dizendo, por exemplo, que há uma árvore caída no endereço X, que será anotado no mapa da cidade.

O mapa do aplicativo é acompanhado por dois agentes de trânsito do município e por um fiscal da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (SEPLAN), que foram capacitados para operar a plataforma, interagir e acionar as secretarias responsáveis pela solução dos problemas reportados pelos usuários na mobilidade urbana. No exemplo da árvore caída, eles acionarão as equipes responsáveis para recolherem a árvore, desobstruindo a pista.

Assim, o Waze se torna uma ferramenta que contribui para melhorar a mobilidade da cidade a partir da colaboração entre os motoristas usuários, o poder público e as facilidades da ferramenta.

O município de Lajeado é o segundo do Estado a aderir ao programa Waze for Cities, depois de Porto Alegre. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui