Programação da Semana do Meio Ambiente começa nesta terça-feira, em Estrela

Trilha ecológica, blitz ambiental e mutirão de limpeza são algumas das atrações da atividade


0
Coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann (esq), e a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Tanara Schmidt (Foto: Luís Fernando Wagner)

Começa nesta terça-feira (1º) a programação da Semana do Meio Ambiente, em Estrela. As atividades, que objetivam alertar para a importância da preservação ambiental e para o uso consciente dos recursos naturais, são organizadas pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, ligada ao Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico da prefeitura.

“Reforçamos que o cuidado com o meio ambiente é um processo permanente, no qual buscamos sensibilizar as pessoas e construir novos caminhos com a comunidade estrelense, garantindo o futuro para este e as próximas gerações”, destaca a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Tanara Schmidt.

VÍDEO: Confira um convite especial para a programação

Confirma a programação

A primeira ação ocorreu na Praça Menna Barreto, no Centro: a trilha “Espécies Arbóreas – Conheça nossa Praça”. Na ocasião, agentes mirins que participam do programa Educação Ambiental da Sala Verde, alunos do Colégio Santo Antônio e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Bonifácio farão um reconhecimento do espaço e da vegetação presente na praça. Após, para marcar a data, houve o plantio da árvore símbolo de Estrela, o Ipê Roxo.

Na quarta-feira (2), às 9h, será realizada a Blitz Ecológica no calçadão de Estrela. Ímãs de geladeira que trazem as datas da coleta seletiva do lixo no município serão distribuídos à população. Também será realizada a entrega de mudas de espécies nativas diversas.

Na sexta-feira (4), às 10h, no Horto Municipal, ocorrerá a ‘Atividade de Educação Ambiental’. Agentes mirins de Educação Ambiental da Sala Verde e da Emef Pedro Jorge Schmidt, do Distrito da Delfina, realizarão visita ao Horto Florestal Municipal, onde farão um reconhecimento da área e dos diversos processos ali realizados com as espécies.

O espaço, utilizado também para educação ambiental, está localizado na Linha Santa Rita e produz mudas de árvores utilizadas na arborização urbana, em compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para distribuição à comunidade em geral. Com 7,8 hectares, abriga exemplares arbóreos nativos existentes na região. Um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, propicia as condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

No sábado (5), a partir das 9h, no Bairro Imigrantes, será realizado o ‘Mutirão contra a Dengue’ e o ‘Mutirão da Limpeza’. As operações serão semelhantes às realizadas há duas semanas no Bairro Moinhos, quando foram recolhidas mais de 14 cargas de materiais diversos abandonados em ruas e em terrenos, o que facilita o surgimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. Na atividade conjunta da Sedis com as secretarias municipais da Saúde e da Infraestrutura Urbana, agentes de saúde e de endemia também auxiliarão a população na limpeza de pátios e na orientação ao combate da Dengue e outras doenças. Também será realizado o atendimento a cães domiciliares e de rua.

Foto: Ilustrativa

Ações ambientais o ano todo

A coordenadora da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, Regiane Mallmann, esclarece que as ações voltadas à preservação da natureza em Estrela, não se resumem à programação da Semana do Meio Ambiente. “Gostaríamos de ressaltar os projetos, que são permanentes, que a Sala Verde desenvolve o ano todo. Os Agentes Mirins de Educação Ambiental; o Olhe o Óleo, que recolhe óleo de cozinha não mais utilizável, com ponto de coleta junto à Polar, e o recolhimento de lâmpadas e pilhas usadas, em que as pessoas podem devolver este material usado no local onde foram comprados e em outros pontos fixos”, finaliza a coordenadora.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui