Projeto da Certel visa estimular a sustentabilidade da microbacia do Arroio Harmonia

A microbacia tem 17 quilômetros quadrados e correspondente a 10% da área total de Teutônia


0
Diretor de geração e comercialização de energia da Certel, Julio Cesar Salecker (Foto: Tiago Silva)

A Certel lançou o projeto Harmonia Sustentável, com o objetivo de estimular a sustentabilidade da microbacia do Arroio Harmonia, pertencente à Bacia Taquari-Antas, em conformidade com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme explica o diretor de geração e comercialização de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, a intenção é promover um estudo e consequentes ações que garantam a melhoria dos recursos naturais e da qualidade de vida. O projeto conta com a parceria da Univates e do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e visa preservar as condições naturais dos 17 quilômetros quadrados da microbacia.


ouça a entrevista

 


Salecker afirma que a iniciativa tem tudo a ver com a Certel. “A Certel nasceu de um esforço da comunidade do então Distrito de Teutônia de fazer uma pequena hidrelétrica no Morro da Harmonia, que hoje é a Lagoa da Harmonia, que o povo acha bonito e usa para turismo. Essa foi a primeira hidrelétrica da Certel, nos anos 1950”, lembra.

O diretor explica que a microbacia do Arroio da Harmonia tem 17 quilômetros quadrados e correspondente a 10% da área total de Teutônia. “Começa na Lagoa da Harmonia, pega uma área rural e uma área urbana do município e, então, desemboca no Arroio Schmidt e, mais abaixo, no Arroio Boa Vista, detalha.

De acordo com ele, com o projeto a Certel busca ajudar todas as entidades que estão envolvidas e têm as suas responsabilidades no atingimento dos 17 ODS’s, desenvolvendo um diagnóstico de como a região está e o que precisa fazer para tentar atingir até 2030.

A Certel foi recentemente reconhecida pela Associação Cooperativa Internacional como uma cooperativa que, nos seus atos diários e administrativos, considera os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, elaborados na Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, quando foram listados 17 grandes objetivos sustentáveis com 169 metas.

Foram oito cooperativas no mundo todo reconhecidas, e apenas uma no Brasil, justamente a cooperativa de Teutônia.

Texto: Tiago Silva
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui