Projeto de extensão voluntário da Univates “Clown – E Seu Sorrir?” descontrai pacientes em hospitais

Segundo o coordenador do projeto, Cristiano Zluhan, a atuação dos voluntários é diferente de um palhaço de circo, e utiliza as características infantis dos participantes


0
Cristiano Zluhan, professor da Univates e coordenador do projeto (Foto: Rodrigo Gallas)

O projeto de extensão voluntário da Universidade do Vale do Taquari (Univates) “Clown – E Seu Sorrir?” descontrai pacientes hospitalares. Em entrevista ao programa Panorama da manhã desta sexta-feira (10), Dia Universal do Palhaço, o professor e coordenador do projeto, Cristiano Zluhan explica que a atuação dos doutores palhaços, como são chamados, é diferente de um palhaço de circo. “No processo de formação, a gente não cria um personagem. Potencializamos o que a gente têm. Somos nós com uma ingenuidade muito grande. É quase como a nossa criança, o nosso infantil”, elucida.


ouça a entrevista


 

Segundo o professor, cerca de 50 pessoas já participaram do projeto. A maioria dos voluntários acaba saindo do projeto após se formarem, pois tomam outros rumos na vida. Apesar disso, “temos guerreiros que estão desde o início. São esses que acabam levando o projeto ao longo dos semestres”, destaca.

A maior parte da equipe é formada por estudantes da Univates. Para participar, é necessário ter algum vínculo com a instituição, como ter feito algum curso, não sendo necessário ser de Ensino Superior e da área da saúde. “A gente ganha muito fazendo esta atividade”, enaltece o coordenador.

Interessados em participar podem entrar em contato via e-mail: eseusorrir@univates.br

O “Clown – E Seu Sorrir?” começou em 2015. Nesta ano, está sendo formada a 5ª turma. Atualmente, são 12 voluntários em atuação no projeto.

Texto: Rodrigo Gallas
web@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui