Projeto de lei aprovado pela Câmara permite translado de animais de estimação no transporte público em Estrela

Iniciativa da vereadora Tiane Cagliari é inédita na região e aguarda sanção do Executivo para entrar em vigor


1
Foto: Luís Fernando Wagner

A Câmara de Vereadores de Estrela aprovou, por unanimidade de votos, na noite desta segunda-feira (31), projeto de autoria da vereadora Cristiane Ruschel Cagliari (PV), que autoriza o translado de animais de estimação de pequeno porte no transporte público.

De acordo com o texto, cães e gatos de até 10 kg poderão ser levados pelos ônibus que cumprem itinerário dentro do município. A parlamentar explica que tomou a iniciativa para atender a uma demanda de tutores. “Moradores que tem menos recursos e que não tem transporte próprio, muitas vezes enfrentam dificuldades quando precisavam levar os bichinhos para consulta veterinária ou para castração”, esclarece.

Conforme a matéria, os animais podem usar os coletivos somente fora dos horários considerados de pico de segunda a sexta-feira, que são entre 8h e 10h, e das 13h30 às 15h30. Finais de semana não há restrição de horário. Os pets também precisarão pagar passagem. Eles ainda deverão ser acomodados dentro da mala de transporte e o tutor deverá apresentar ao motorista a caderneta de vacinação do animal, que precisará estar em dia.

Ao projeto foi anexada emenda, assinada pelo vereador Volnei Zancanaro (PSL), que estabelece limite para o transporte de dois animais por viagem.

“Esse é um passo para a evolução do município. Foi uma alegria muito grande ter aprovado este projeto que é pioneiro no Vale do Taquari”, festeja Cristiane. A matéria aguarda sanção do prefeito Elmar Schneider para entrar em vigor.

Militante da causa animal

Vereadora de primeiro mandato, eleita em 2020 com 444 votos, Cristiane Ruschel Cagliari é militante da causa animal há 16 anos, e encampou o tema como principal bandeira de campanha. Tiane, como é conhecida, tem 38 anos de idade e foi a fundadora da Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa), ONG que presidiu por 14 anos e segue atuando como voluntária.

Texto: Luís Fernando Wagner
noticias@independente.com.br

1 comentário

  1. parabens pelo excelentíssimo projeto. um grande passo para Estrela que cresce exponencialmente. #vergonha.

    qual a tarifa a maior no transporte publico destes animais? no minimo querem free

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui