Projeto de voluntariado do Sesc Lajeado qualifica e encaminha participantes para instituições da região

Também há possibilidade para quem quer atuar em outros locais, sem vínculos com o Sesc. As inscrições são limitadas e o curso acontece de 27 a 30 de outubro.


0
Instituições do Programa Mesa Brasil do Sesc recebem voluntários a partir da realização do curso (Foto: Gabriela Hautrive)

Segundo a definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos.” Justamente pensando em dar suporte a essas pessoas que possuem o desejo de ser um voluntário, o Sesc Lajeado, através do Programa de Voluntariado, promove um curso de capacitação.


OUÇA A REPORTAGEM 


Desenvolvedora do programa de voluntariado, Raquel Zerbielli Brandão (Foto: Gabriela Hautrive)

Além disso, faz o acompanhamento dos participantes e destina para instituições da região, como explica a desenvolvedora da ação, Raquel Zerbielli Brandão. “Desde 2015 estamos desenvolvendo esse encaminhando das pessoas para as instituições que fazem parte do Programa Mesa Brasil, que auxilia na questão de alimentos e ações educativas”. Apesar de serem dois programas do Sesc que trabalham em conjunto, eles possuem objetivos diferentes, segundo Raquel. “O Mesa Brasil atende as necessidades das instituições e o de voluntariado forma voluntários, pessoas que tem o desejo de ajudar, fazer algo para o próximo, e então são encaminhados para esses locais.”

Os participantes passam por treinamento de gestão e conhecimento sobre os locais de atuação. “Tanto as instituições estão preparadas para recebe-los, como eles já possuem a bagagem para realizar um trabalho responsável, um trabalho dentro da ética, que não venha atrapalhar o andamento da instituição, pois muitas vezes temos boa vontade, mas não conhecemos o local”, entende. Em atuação desde 2015, o projeto foi modificado há cerca de três anos. Antes disso, apenas formava os voluntários, porém, não fazia todo o processo de encaminhamento pós formação.

Atualmente 30 pessoas que passaram pelo curso prestam serviços em instituições da região de forma voluntária. “Então agora deixamos aberto para o voluntário atuar dentro de uma instituição do mesa, ou onde ele tem vontade e até mesmo continuar em um local que ele já está, em que o curso serve apenas como uma qualificação”, destaca. Ao final do curso é realizada uma entrevista individual para garantir o encaminhamento do voluntário para uma Entidade Social.

Inscrições e investimento

O curso online de voluntariado acontece de 27 a 30 de outubro. As inscrições podem ser feitas através do site do Sesc e as vagas são limitadas. O investimento é de R$ 10 para associados do Sesc e idosos e de R$ 20 para público em geral. A inscrição é validada mediante pagamento, que deverá ser feito em no máximo 72 horas, caso contrário a vaga fica disponível novamente. Podem participar pessoas acima de 18 anos de qualquer parte do país, mas os encaminhamentos para instituições ocorrem para quem for dos Vales do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha.

Texto: Gabriela Hautrive
producao@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui