Projeto executivo do Trem dos Vales é assinado em Estrela

Projeto contempla sete municípios do Vale do Taquari e busca investimentos para a ferrovia. O trajeto de 46 quilômetros, que dura cerca de 2h30, apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13


0
Foto: Divulgação

A aprovação e assinatura do projeto que prevê novos investimentos na ferrovia por onde o Trem dos Vales circula foi tema de encontro na última sexta-feira (6), em Estrela, entre prefeitos, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O projeto busca que a ABPF realize investimento de cerca de R$ 9 milhões na linha ferroviária.

Conforme o coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, o projeto ainda prevê a implantação do Trem dos Vales em três estágios: Muçum a Guaporé; Muçum a Colinas e, em um terceiro estágio, Estrela a Colinas. “Estamos dando mais um passo importante na implantação dos passeios de trem de forma definitiva. Com isso queremos ter o trem transitando pela ferrovia de maneira regular e integrando todos os municípios que têm atrativos turísticos da região”, destacou Fontana.

Após receber a aprovação dos prefeitos dos sete municípios contemplados: Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e Vespasiano Corrêa, o documento foi encaminhado à Rumo Logística para análise. Se aprovado, será criado o Contrato de Operacional Específico, para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorize o transporte regular de passageiros na Ferrovia do Trigo.

Para o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, a assinatura do projeto é mais um passo para tornar o Trem dos Vales uma atração definitiva para a região. “O que está acontecendo hoje aqui é resultado de muitas mãos, mas principalmente é o esforço do Rafael Fontana e do ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, que faleceu em março. Eles acreditaram neste projeto e precisamos todos acreditar e perceber como o turismo pode mudar nossas cidades para melhor”, enfatizou o presidente da Amturvales.

“Este é o momento de Rio Grande olhar para o Vale do Taquari. Que possamos nos unir cada vez mais para, não importa se de Estrela para Guaporé, ou de Guaporé para Estrela, para deixarmos esse legado”, disse o Prefeito de Estrela, Elmar Schneider.

Trem dos Vales

Nos meses de novembro e dezembro deste ano, e em janeiro de 2022, o Trem dos Vales volta a fazer passeios pela região. Ao todo, serão 52 passeios, com possibilidade de transportar aproximadamente 30 mil turistas. A venda dos bilhetes está ocorrendo por meio das agências de turismo. Conforme Rafael Fontana, boa parte dos 30 mil bilhetes colocados à disposição para esta edição do Trem dos Vales edição 2021, já foi comercializada. “Vamos receber cerca de 30 mil pessoas e boa parte dessas pessoas são de outras regiões do estado e de outras partes do país. Mostra como o trem é um atrativo importante e mostra uma oportunidade. Os empreendedores, especialmente da gastronomia e hospedagem, precisam nos ajudar, oferecendo serviços de excelência, para bem acolher estes turistas”, observou o coordenador do projeto.

Os percursos terão saídas das estações de Muçum e Guaporé, passando pela Ferrovia do Trigo. O trajeto de 46 quilômetros, que dura cerca de 2h30, apresenta aos turistas 21 túneis e 17 viadutos, entre eles, o V-13, considerado o maior da América do Sul, em Vespasiano Corrêa. Também os viadutos Pesseguinho e Mula Preta, em Dois Lajeados. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui