Projeto Guardiões Ambientais Mirins tem inscrições abertas até o dia 5

Inscrições são gratuitas e atividades iniciam na última semana de março.


0
Bióloga e coordenadora do CEA, Edith Esther Zago de Mello (Foto:Caroline Silva)

Até o dia 5 de março estudantes de escolas de 10 a 12 anos do município de Lajeado podem se inscrever para o projeto Guardiões Ambientais Mirins. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA) e com o apoio da Secretaria da Educação (SED). A bióloga e coordenadora do CEA, Edith Esther Zago de Mello, diz que a ideia surgiu  para promover atividades a longo prazo. “A gente pensou em criar este projeto pra poder trabalhar com os alunos a educação ambiental de uma forma longa. A gente já oferecia oficinas curtas de educação ambiental, então a ideia de longa duração é para que a gente consiga trabalhar diversos temas de forma calma com os alunos”, explica.

O projeto consiste em um curso de educação ambiental prático e teórico que será realizado no turno oposto das aulas dos estudantes matriculados nas escolas municipais. A bióloga conta que as atividades serão bastante práticas. “ Vamos fazer experimentos, eles vão conseguir entender os ciclos da água, o tratamento, propor soluções e colocar em prática. A ideia é que eles desenvolvam este conhecimento”, comenta.

Serão montadas duas turmas que realizarão duas atividades por mês, uma semana sim e outra não. As atividades estão previstas para acontecerem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e a Estação de Tratamento de Água. Edith diz que cada turma terá 10 alunos para evitar aglomerações. “Neste ano começaremos com turmas de 10 alunos para ser de forma mais individualizada e mais segura. Quando os responsáveis virem fazer a inscrição é preciso assinar um termo que consta todos os protocolos sanitários que devem ser seguidos”, informa.

A inscrição é gratuita. No final do ano, os alunos precisam ter frequência de no mínimo 80% para se formarem como Guardiões Ambientais Mirins.

Como se inscrever:

Os responsáveis pelo estudante devem ir munidos de documentos no Centro de Educação Ambiental.
Data: Até 05/03
Local: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA)
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Na sexta-feira, das 8h às 14h.
Documentos necessários: documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula da rede municipal de ensino.
Quando serão as atividades:
Turma da manhã – quintas-feiras, das 8h30 às 11h30
Turma da tarde – terças-feiras, das 13h às 16h30

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui