Projeto Harmonia Sustentável, parceria entre Certel e Univates, começa a ganhar forma

Iniciativa tem como objetivo estimular a sustentabilidade da Microbacia do Arroio Harmonia


0
Foto: Assessoria de Comunicação Certel

Acadêmicos de diferentes cursos da Univates reuniram-se, na noite de segunda-feira, dia 25 de outubro, com representantes da Certel. O encontro ocorreu na própria universidade, em Lajeado, e enfocou o Projeto Harmonia Sustentável, no qual Certel, Univates e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas estão engajados, juntamente com outras entidades regionais.

O propósito do projeto é estimular a sustentabilidade da Microbacia do Arroio Harmonia, diagnosticando e trabalhando as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os estudantes apresentaram a fase inicial de uma pesquisa que se propõe a aplicar os ODS em benefício da microbacia, gerando também a conscientização da comunidade quanto à importância desse recurso hídrico, que se junta aos arroios Schmidt e Boa Vista e ao Rio Taquari.

As três entidades pretendem ampliar o conhecimento das comunidades sobre a situação hidrográfica da microbacia, estimulando também a conscientização, principalmente dos jovens, sobre a importância do cuidado com os recursos hídricos e o meio ambiente como um todo. A temática está sendo abordada desde o início deste semestre na disciplina Sustentabilidade e Desenvolvimento, ministrada pelo professor doutor André Jasper, contemplando diferentes cursos da Univates.

Também são parceiros do projeto a Prefeitura de Teutônia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teutônia e Westfália, a Emater, o Colégio Teutônia, a CIC Teutônia, a Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, a Paróquia Evangélica Teutônia Norte e a Comunidade Sagrado Coração de Jesus. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui