Projeto Lajeado Sustentável irá estimular o uso de bicicletas e o plantio de árvores

Iniciativa foi apresentada na manhã desta sexta-feira (3), abrindo a programação da Semana do Meio Ambiente


0
Lançamento do projeto Lajeado Sustentável acontece no auditório do Jardim Botânico (Foto: Artur Dullius)

A Prefeitura de Lajeado iniciou nesta sexta-feira (3) a programação da Semana do Meio Ambiente. Durante a manhã, no auditório do Jardim Botânico, ocorreu o lançamento do projeto Lajeado Sustentável. A iniciativa é dividida em duas principais áreas e, entre as ações projetadas, irá estimular ao uso das bicicletas na mobilidade urbana e o processo de arborização em alguns pontos da cidade.


ouça a reportagem

 


Para estruturar a proposta a Administração Municipal realizou uma pesquisa com os moradores lajeadenses. Segundo os dados coletados, 70% das pessoas que participaram do estudo indicaram que residem a menos de cinco quilômetros do local de trabalho. Mesmo assim, 75,9% da população utiliza o automóvel próprio como forma de deslocamento. Por outro lado, 84,5% dos participantes entendem que a parte urbana da cidade não possui árvores suficientes. No entanto, apenas uma pequena parcela se mostrou favorável ao plantio no pátio de suas residências ou em frente as mesmas.

Conforme o prefeito, Marcelo Caumo, o município queria inicialmente entender qual era o pensamento da população sobre os mais diferentes temas. Uma das ações previstas é a implantação de um sistema para o compartilhamento de bicicletas, em parceria com a Universidade do Vale do Taquari – Univates. Segundo Caumo, o estímulo ao lazer é uma forma da população iniciar a utilização das bicicletas também como meio de transporte para o trabalho.

“É um passo importante. A gente começando a incentivar e facilitar o acesso para o lazer, vai quebrando paradigmas. Naturalmente irá avançando e as pessoas vão começar a entender que este também pode ser um meio de se deslocar para o trabalho. Acredito que não adianta a gente pensar na utilização da bicicleta para o trabalho se a gente não começa degrau por degrau”, afirma.

Com a implantação do projeto Lajeado Sustentável, novas ciclovias e ciclofaixas devem ser disponibilizadas na cidade. Na ocasião, também ocorreu a apresentação do Parque Linear, que fará a ligação desde o LabiLá, na Praça do Chafariz, até o Parque do Engenho. O prefeito ainda falou sobre a elaboração de um inventário de arborização urbana e a constituição de uma nova área de conservação ambiental, que estará localizada no Bairro Alto Conventos.

“Hoje para se ter uma ideia, essa área do Jardim Botânico tem em torno de 40 hectares. O espaço que o município está definindo como uma reserva para o seu futuro são 110 hectares. Então é mais que o dobro e vai ser muito importante para lá no futuro a gente quem sabe ter um novo parque”, projeta.
Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até o 10 de junho. Estão previstas atividades culturais, esportivas, lançamento de cartilha, além do plantio de mudas e visita guiada ao aterro sanitário. A novidade deste ano é a 1ª Rústica do Meio Ambiente, que ocorre no domingo (5).

Todas as modalidades – corrida, caminhada e infantil – terão largada e chegada no Parque do Engenho. O percurso inicia e termina na rua Lothar Felipe Christ, número 125, no bairro Hidráulica. O início está previsto para as 8h.

Programação da Semana do Meio Ambiente de Lajeado

Domingo (5), às 8h, no Parque do Engenho – 1ª Rústica do Meio Ambiente
Domingo (5), às 14h, no Parque Ney Santos Arruda – 5º Evento Sustentar – Apresentações culturais, exposição, feira de adoção de cães e outras atrações
Terça-feira (7), no Aterro Sanitário Municipal – Visita guiada ao aterro + Apresentação do Projeto Separa (ação destinada aos servidores públicos)
Quarta-feira (8) – Lançamento da cartilha de arborização urbana e palestra
Quinta-feira (9) – Plantio de 100 mudas pelo programa Lajeado Mais Verde
Sexta-feira (10), no Centro – Ação Rio da Minha Rua com o projeto Rios Urbanos “Meu Encantado”.

Texto: Artur Dullius
reporter@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui