Projeto Remada Ecológica tem inscrições abertas durante todo o ano para jovens de Lajeado

Interessados em participar podem se inscrever na Marina do Vale


0
Foto: Divulgação/ Portal da Canoagem

O Projeto Remada Ecológica, parceria entre a Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e a Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), estão em busca de novos alunos para as suas equipes. As modalidades oferecidas são Canoagem Velocidade, Paracanoagem e Stand Up Paddle. Jovens interessados em participar podem se inscrever durante todo o ano, na Marina do Vale.

Inicialmente, no projeto, os jovens aprendem os princípios de natação, mediante o estímulo da socialização e do espírito de equipe e, na medida em que vão evoluindo com o aprendizado da técnica, podem começar a se envolver em competições a nível regional, nacional e internacional. É o que conta Edson Carvalho, presidente da Aeca.

“À medida que o aluno vai evoluindo, ele é promovido a atleta e compõe a Equipe de Base, na qual o nível do treinamento é voltado para aprimorar técnicas e fundamentos, condicionando o atleta a participar de competições em nível regional e estadual. Em um terceiro momento, dado a evolução do aluno, ele é promovido a atleta de alto rendimento e, assim, o nível de treinamento é equivalente ao de um atleta de ponta, estando em condições de participar de competições nacionais e internacionais, como o Campeonato Brasileiro, Copa Brasil, Sul-americano, Pan-americano e Olimpíadas”, explicou Carvalho.

As aulas proporcionam atividades físicas, contato com o meio ambiente e com o Rio Taquari e também envolvem questões de preservação e conscientização ambiental. Durante as aulas, todas as crianças utilizam obrigatoriamente um colete salva-vidas, mesmo que já saibam nadar.

“Como nossas atividades são ao ar livre, estamos diariamente em contato direto com a natureza. Nosso local de treinamento é o rio, portanto, os atletas recebem orientações e palestras a respeito da importância da preservação da natureza. Essa conscientização, com o tempo, se torna automaticamente natural. Quando se observa algum objeto no rio ou na margem, logo ele é retirado e depositado em local adequado”, ressalta Edson.

O projeto é gratuito e voltado a jovens de 11 a 17 anos, devidamente matriculados na rede escolar e moradores preferencialmente da cidade de Lajeado. Para se inscrever, basta comparecer na Marina do Vale, Rua Carlos Afonso Bergmann, 126, Bairro Carneiros com os pais ou responsáveis, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h.

Saiba mais

A Aeca, associação mais antiga de canoagem no Rio Grande do Sul e terceira mais antiga do Brasil, foi fundada em 28 de junho de 1985 por João Tomasini Schwertner e em 2017 iniciou seus trabalhos no município de Lajeado. Schwertner também fundou a Confederação Brasileira de Canoagem, o que colaborou para o reconhecimento do Vale do Taquari como berço do esporte em âmbito nacional. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui