Projeto Rio da Minha Rua recolhe mais de 180 quilos de resíduos nas margens do Arroio Encantado, em Lajeado

Ação faz parte do projeto Rio da Minha Rua contempla diversos arroios do município com o objetivo de revitalizar os locais


0
Foto: Divulgação

Em mais uma ação da Semana do Meio Ambiente de Lajeado realizou uma limpeza no entorno do Arroio Encantado, no Bairro Moinhos. A ação, que integra o projeto “Rio da Minha Rua”, ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), e recolheu mais de 180 quilos de resíduos, além de móveis, telhas e madeiras, no encontro das ruas Carlos Spohr Filho e Maria Tereza Kolling.

O projeto Rio da Minha Rua contempla diversos arroios do município com o objetivo de revitalizar os locais. Desta vez, o Arroio Encantado foi o escolhido por estar em um espaço urbano e próximo do Centro da cidade. Conforme a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, o espaço é uma área crítica de descarte irregular de lixo.

“Estamos recolhendo o material, porém a ação de hoje provavelmente não será suficiente para retirar todos os resíduos do local. Vamos realizar mais intervenções nesta área. E precisamos do apoio da comunidade para deixar o local mais limpo”, destaca a coordenadora.

No local, foram encontrados plásticos variados, pneus, resíduos de couro, entre outros materiais, que somaram cerca de 180 quilos de lixo. Lâmpadas fluorescentes, telhas e pedaços de madeiras, que também foram encontrados e recolhidos, não foram considerados na pesagem. Além da ação de recolhimento de materiais, a Sema também preparou o plantio de árvores e plantas ornamentais para evitar o descarte irregular de lixo no local.

“Vamos plantar ipês e flores na margem do arroio na Carlos Spohr Filho para a comunidade visualizar que o rio não é um local de descarte de lixo. O arroio deve ser preservado”, ressalta a coordenadora Edith.

Participaram da ação servidores da Sema, o coordenador do Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, e a vice-prefeita, Gláucia Schumacher.

Conheça o projeto

O projeto “Rio da Minha Rua” tem como objetivo conscientizar os moradores dos bairros da cidade a olharem e cuidarem do rio que passa perto de suas casas para poderem usufruir de uma área mais agradável e preservada. AI/VM

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui