Projeto #TamoJunto em Teutônia visa engajar comunidade no combate à violência contra a mulher

Iniciativa surgiu em 2018, e o projeto foi reformulado com nova cara em 2021. Ideia é fortalecer uma rede de proteção e assistência


1

O Papos de Mulher deste sábado (28), apresentado de Teutônia, na Festa de Maio, abordou a Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulher em Teutônia e o projeto #TamoJunto. A apresentadora Aline Silva conversou Fernanda Marques, psicóloga e coordenadora do Creas, com a Patrícia Busnelo, advogada e assessora jurídica na assistência social, e a Rose Halmenschlager, coordenadora da atenção básica de Teutônia.

O projeto #TamoJunto foi idealizado em 2021, mas tem as raízes em 2018, antes da pandemia, como um desejo da equipe do Creas, que atende as vítimas de violência doméstica. A iniciativa começou com o nome de “Estamos Juntas”, e depois foi reformulado, ganhando nova cara.

Segundo Patrícia, o projeto procura desmistificar a violência e promover uma mudança de consciência. Ele busca incluir os homens no esforço de combate às agressões e ao machismo estrutural. Para isso, a ideia também passa por reconhecer e valorizar os homens que são parceiros de levar a defesa das mulheres e dos interesses delas adiante.

Rose lembra que o Brasil tem uma política de enfrentamento à violência doméstica desde 2011, que fala sobre prevenção, capacitações de profissionais e repressão para fazer valer as leis. O projeto tenta integrar toda uma rede para colocar em prática essa discussão teórica.

No entendimento de Fernanda, o projeto e a rede faz com que os serviços de assistência e órgãos e entidades conversem e articulem ações em defesa da mulher. Para as entrevistadas, a violência doméstica adoece a família como um todo. O programa e a rede também tem um olhar para o trabalho com a autoestima delas, no aconselhamento e orientação.


Educadora parental Tainá Gross

Papos com quem sabe

O “Papos com quem sabe” deste sábado (28) é com a Tainá Gross, educadora parental, estudante de psicologia, criadora de conteúdo digital e mãe da Heloísa e da Lavínia.

Nesta edição ela fala sobre como interpretar e reagir nos momentos em que as crianças expõem seus sentimentos de insatisfação generalizada. Ouça!

 


Estilo por Douglas Petry

Na coluna “Estilo”, o jornalista e consultor de moda e estilo pessoal Douglas Petry aborda assuntos relacionados aos looks e ao mercado da beleza.

Nesta edição ele fala sobre uma tendência que está super em alta novamente: o crochê. Ouça!

 


Na Cozinha: Dia do Hambúrguer – Smash Burger

com Daniel Bortolini

Foto: Reprodução

O Smash Burger é uma versão de hambúrguer mais fininho, com uma ‘crosta’ mais presente na carne. Após visualizar algumas versões em muitos canais culinários pela internet, fiz o meu Smash aqui em casa.

Cada hambúrguer tem cerca de 80 gramas. Isso dá uma ‘bolinha’ do tamanho um pouco maior que uma bola de pingue-pongue.

Eu comprei uma carne moída de segunda, com um pouco mais de gordura, mas de boa procedência.


ouça como fazer

 


Aqueça bem a frigideira, panela ou chapa com um fio de azeite. Jogue a carne de uma mão para a outra algumas vezes, pra formar a bolinha e dar uma compactada na carne. Ponha o burger no fogo e use uma espátula para esmagar e deixar bem fininho. Importante pressionar apenas uma vez pra não fazer a carne perder líquido. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Sem mexer na carne, após uns 2 minutinhos, vire o burger. Talvez nem precise temperar desse outro lado. Mais 2 minutos e está pronto. Ponha uma fatia de queijo sobre o hambúrguer, de preferência cheddar. O calor vai fazer o queijo derreter. Sugiro um pão de brioche tostado na manteiga, dois smash burgers cobertos com o queijo, maionese caseira, bacon e cebola caramelizada.

 


1 comentário

  1. para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui