Projetos do Nenhuma Casa Sem Banheiro são apresentados às famílias participantes em Lajeado

A partir da iniciativa, nove famílias terão melhores condições sanitárias em suas residências


0
Foto: Josiane Scotton

Durante o mês de fevereiro o projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro (NCSB), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), realizado em Lajeado pela Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat) com a parceria da Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve a sequência das suas atividades, culminando com a apresentação dos projetos que buscam oferecer melhores condições sanitárias para famílias da cidade. Em Lajeado, além da Univates, participam a Prefeitura Municipal, por meio de diversas Secretarias, além de empresas parceiras.

O objetivo do programa é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. Inicialmente, o programa selecionou nove famílias de baixa renda em Lajeado para realizar reformas sanitárias. Ao longo do mês de fevereiro, as arquitetas envolvidas apresentaram as propostas de reforma e melhorias sanitárias às nove famílias da cidade de Lajeado que estão participando do programa.

Foto: Sarita-Tiecher / Divulgação

As visitas às famílias foram acompanhadas por representantes da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) e pelo bolsista do projeto de extensão Habitar Bem da Univates, Bruno Frohlich. Na Univates, além da área de de extensão, a iniciativa tem envolvimento do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau).

Para a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do projeto de extensão e do EMAU, o envolvimento da Univates como apoiadora da desta ação permite um grande impacto sobre a aprendizagem dos estudantes e docentes envolvidos. “O projeto abriu portas para pensarmos a Assistência Técnica Gratuita no município, e a extensão universitária tem tido um papel fundamental ao promover as relações com a comunidade e inserir o estudante na realidade da cidade, interagindo com setores públicos e com profissionais da área, compreendendo a situação das famílias em vulnerabilidade e meios possíveis de promover as melhorias na qualidade de vida das pessoas”, revela a docente.

Foto: Sarita-Tiecher / Divulgação

Para a arquiteta Caroline Lengler, representante da Seavat, o momento da apresentação do projeto às famílias é um marco. “Um passo importante pois, agora, com os projetos apresentados temos o início da concretização de todo o esforço para implantar a iniciativa em Lajeado. É uma satisfação imensa ver no rosto destas pessoas a felicidade por estarem ganhando condições mais dignas de moradia”, diz.

Segundo a arquiteta Josiane Scotton, uma das profissionais envolvidas com os projetos, “ficaram claras a satisfação e a felicidade dos moradores ao perceberem a mudança do seu espaço de morar, onde algumas pequenas intervenções farão toda a diferença para a salubridade e estética dessas residências. Todos os projetos apresentados tiveram retornos positivos e os moradores aguardam ansiosos pela próxima etapa, a de execução”, comenta.

“Idealizado pelo CAU/RS, o Nenhuma Casa Sem Banheiro tem como objetivo contribuir, a partir da Arquitetura, no enfrentamento da grave crise sanitária que o país vive com a pandemia da Covid-19. Saliento que o projeto NCSB está articulado com o Programa ATHIS Casa Saudável, outra iniciativa do Conselho que visa difundir a Lei de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e apresenta aos gestores públicos, em especial aos prefeitos do Rio Grande do Sul, a importância de aliarmos ações de melhorias habitacionais às iniciativas de saúde pública”, declara o Chefe de Gabinete e coordenador Institucional do Gabinete de ATHIS do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

Próximas etapas

A próxima etapa do Nenhuma Casa Sem Banheiro envolverá a execução dos projetos. O Habitar Bem da Univates está envolvido, junto com a Seavat, na captação de doações e recursos para a fase seguinte. Empresas estão sendo convidadas a doar materiais, mobiliário e equipamentos para os banheiros. Os interessados podem contatar por meio do e-mail habitarbem@univates.br ou do telefone celular (51) 99605-4107 (prof.ª Jamile).

Saiba mais

O Nenhuma Casa Sem Banheiro é investimento de mais de R$ 500 mil realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), devendo beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa renda. Lançado em junho de 2020, o programa tem como objetivo viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. O NCSB faz parte de um conjunto de iniciativas de combate à Covid-19 que foram aprovadas durante a 108ª Plenária do CAU/RS. AI/VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui