Promotor afirma que demora na construção de casas acontece porque municípios ainda não entregaram terrenos necessários

Segundo Sérgio Diefenbach, os processos estão lentos e o grande volume de moradias deve ser destinado aos atingidos pela enchente apenas em um ano


2
Sérgio Diefenbach (Foto: Eduarda Lima)

A demora na construção de casas levadas pela enchente do Rio Taquari acontece porque a maior parte dos municípios ainda não entregaram os terrenos necessários, conforme o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach. Há casos em que os lotes referentes às perdas de setembro ainda foram viabilizados.

Cada município é responsável por disponibilizar as áreas e realizar obras de infraestrutura, como fornecimento de água, luz e rede de esgoto. O Ministério Público já realizou audiências em doze cidades da região, com a presença de autoridades e representantes da Caixa Econômica Federal. Os encontros tiveram como objetivo identificar quais motivos causam a lentidão no processo de reconstrução.

“Vimos algumas coisas que nos preocupam, porque alguns processos ainda estão bastante lentos e o entrave maior tem sido a identificação de terrenos úteis e aptos para estas construções”, relata Diefenbach. Para ele, a entrega do grande volume de residências deve ocorrer em até um ano.

A cidade de Estrela, por exemplo, iniciou a edificação de 800 apartamentos em uma mesma região. Por outro lado, Lajeado pretende dividir as moradias entre diferentes bairros, mas ainda não conta com os terrenos executados. Diefenbach pontua que eles “não estão fragmentados, não tem seu lote, sua divisão, sua matrícula. Enquanto não tiver isso ajustado, não há como assinar contrato e iniciar obra de construção de casa”.

Em sua visão, nenhum dos municípios conseguiu cumprir um item fundamental no processo de realocação das famílias: ouvir as comunidades, entender de onde as pessoas estão saindo e para onde elas podem ir.

Texto: Eduarda Lima
[email protected]

2 Comentários

  1. Uma vergonha a burocracias no Brasil,se fosse no exterior, já estavam terminando de construir às moradias ! Bando de políticos conversadores,só pensam neles !Terminar com essa raça em breve é o que vai acontecer,está escrito e acredito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui