Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach recebe homenagem do MP-RS

Ordem do Mérito é destinada a personalidades que se destacaram nas atividades jurídicas, e aqueles que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Ministério Público


0
Promotor de Justiça Sérgio Diefenbach com a medalha que recebeu do MP-RS (Foto: Caroline Silva)

A terça-feira (1º) ficará marcada nos 29 anos de atuação do promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, junto ao Ministério Público. Isso porque Diefenbach foi agraciado na Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul 2021, no Grau Comendador.

Para o promotor, a indicação do nome é motivo de orgulho e de aumento da responsabilidade. “É uma satisfação receber um reforço positivo, especialmente quando vem da chefia da nossa instituição, não atribuo a homenagem a minha pessoa e sim a toda equipe, às pessoas que fazem um MP forte, com dificuldade e erros, mas que sempre busca acertar e aprender com os erros”, destaca.

Ele lembra de ações importantes que tiveram sua atuação e que podem ter feito com que essa honraria chegasse a seu nome, como o pedido de interdição de frigoríficos de Lajeado devido ao número de casos de Covid-19, em maio do ano passado. “Esses 29 anos permitiram que muitos fatos passarem pelas mãos das promotorias que eu estava atuando, onde tivemos ações e casos que demonstram mais complexidade, como o caso dos frigoríficos no ano passado, estamos acompanhando agora a gestão da pandemia, que é sacrificante, e também de algumas inserções na comunidade que temos feito em Lajeado”, ressalta.

O promotor, que minutos antes da entrevista para Rádio Independente, participou de uma audiência virtual de sua casa, disse que o trabalho do MP sofreu muitas alterações com a pandemia, e que a falta do contato com as pessoas é uma desafio. “Nós da área jurídica já vínhamos de uma mudança muito forte que era da mudança dos processos físicos para os eletrônicos, de um notebook se consegue acessar tudo, mas por outro lado perdemos muito do contato pessoal”, comenta.

As distinções da Ordem do Mérito, nos graus Grã-Cruz, Comendador e Oficial são destinadas a personalidades e instituições que se destacaram pela busca do desenvolvimento das atividades jurídicas, e homenageiam, também, aqueles que prestaram relevantes serviços à cultura jurídica e ao Ministério Público. No ato, que ocorreu no auditório do MPRS, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite também foi agraciado com a Ordem do Mérito no Grau Grã-Cruz.

Texto: Caroline Silva
jornalismo@independente.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor, coloque o seu nome aqui